Confirmando o favoritismo, o catarinense Teco Padaratz estreou com vitória no Super Surf 2004, que começou nesta quarta, dia 3, em ondas irregulares de meio metro de altura na Praia da Joaquina, em Florianópolis. Os atletas de Santa Catarina, por sinal, ganharam a maioria das baterias realizadas na primeira fase da etapa de abertura da 18ª edição do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional.
Continua depois da publicidade
As condições do mar, que já não era boas, pioraram a partir do meio dia, quando entrou forte vento sul, obrigando os organizadores a paralisar a competição após a segunda das quatro baterias da primeira fase feminina. Com isso, os dois últimos confrontos da rodada inicial feminina vão abrir o segundo dia, nesta quinta, a partir das 8h.
A organização espera realizar também a segunda fase das duas categorias, dependendo das condições do mar.
– Esse vento sul é tradicional aqui. Nesta quinta marcamos uma primeira reunião com a comissão técnica para às 7h30min, quando vamos analisar a condição do mar para tomar uma decisão – disse o gerente-geral do circuito Pedro Falcão.
Depois da vitória na bateria inaugural, Teco Padaratz iria disputar o primeiro confronto da segunda rodada. Porém, o carioca Yuri Sodré perdeu vôo dos Estados Unidos para o Brasil e ligou pedindo a transferência da bateria para ser a última da fase, no que foi atendido pela organização. Além dele, Teco enfrentará o cearense Duda Carneiro e o paulista Edgley Santos.
Continua depois da publicidade
– Desde terça à noite, quando vi quem eu ia pegar na bateria, estava estudando os atletas e vi que tenho que incorporar esta nova fase como se tivesse começando do zero de novo. Consegui superar as condições difíceis do mar, a molecada também está pegando muito bem e você não pode dar mole, porque senão eles te atropelam – afirmou Teco Padaratz.
Ele derrotou três cariocas em sua estréia no Super Surf 2004, sendo que dois têm apenas 18 anos de idade, com ambos confessando que ficaram bastante nervosos ao enfrentar um dos maiores ídolos do surfe nacional.
– Entrei muito nervoso no início da bateria, mas uma hora a gente vai ter que enfrentar os melhores surfistas e fui com tudo pra cima, com confiança, e consegui pegar umas ondinhas boas para passar para a próxima fase – disse Leandro Bastos.
Além de Teco Padaratz, outros cinco catarinenses estrearam com vitória na primeira fase do Super Surf 2004, com Diego Rosa aplicando até um aéreo para vencer o segundo confronto da quarta-feira na Praia da Joaquina.
Continua depois da publicidade
Já o jovem John Junior foi quem fez a melhor apresentação, totalizando 15,83 pontos de 20 possíveis, o recorde do dia. Thiago Machado, Fernando Moura e Guilherme Ferreira, foram os outros ganhadores catarinenses, com os paulistas Binho Nunes e Isaías Silva sendo os únicos surfistas de outros estados a vencerem na primeira rodada da competição.
Na categoria feminina, as catarinenses Juliana Quint e Marina Werneck fizeram dobradinha na primeira bateria, enquanto a capixaba Yries Pereira e a paulista Luana Prado se classificaram no segundo e último confronto do dia.