O catarinense Teco Padaratz e o potiguar Danilo Costa não participam da quinta etapa do World Championship Tour (WCT), divisão de elite do Mundial de Surfe, que marca a volta do Japão ao calendário. Danilo ainda não se recuperou da lesão que o tirou da etapa anterior, em Fiji, e Teco vai tratar uma antiga lesão no ombro.

Continua depois da publicidade

O período de espera pelas melhores ondas para a realização do Nijima Quiksilver Pro começa nesta quarta, dia 18. O Japão não organizava uma etapa do Mundial há três anos. Nesta segunda aconteceu uma coletiva de imprensa em Tóquio, em que foram anunciadas as ausências dos brasileiros.

Com isso, o Brasil terá apenas sete representantes no WCT do Japão. Danilo Costa sofreu uma lesão no pé direito durante sua bateria de estréia na etapa de Fiji. Após duas semanas de tratamento intensivo, seu o quadro clínico teve uma melhora considerável, mas o atleta ainda sentiu dor ao treinar no Guarujá, na semana passada.

Marcelo Baboghluian, médico do Projeto Marazul e responsável pela recuperação de Danilo, reuniu-se com o atleta e seu técnico Luiz Henrique de Sabóia. Todos acharam melhor cancelar a ida de Danilo Costa ao Japão.

Teco Padaratz retornou dia 8 a Florianópolis e optou por ficar no Brasil para terminar um tratamento de fisioterapia no ombro, local afetado por uma antiga contusão.

Continua depois da publicidade

– Trata-se de uma medida preventiva, pois não quero correr o risco de comprometer toda a temporada – conta o catarinense.

O tratamento será feito em Florianópolis, onde o atleta fica até o final de julho, na clínica Cardiosport, sob os cuidados de Arthur Herdy, irmão do companheiro de Teco no WCT Guilherme Herdy.