O segmento varejista foi um dos primeiros a aderir com sucesso aos principais recursos que viriam a se tornar tecnologias disruptivas no comércio. A ascensão do e-commerce é apenas um exemplo de como o setor conseguiu se beneficiar com a inclusão digital, elevando seus números a um novo patamar.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O consumo em massa nunca foi tão prático quanto hoje, que está a apenas alguns cliques de qualquer pessoa com acesso à internet. O rápido avanço da tecnologia permitiu que diversas ferramentas fossem criadas e aprimoradas, expandindo a experiência do consumidor de uma forma sem precedentes.
Entre as principais tecnologias disruptivas do comércio, podemos destacar:
- Recomendações personalizadas
- Realidade aumentada em produtos
- Proteção de dados com blockchain
- Pagamentos digitais.
Continua depois da publicidade
A seguir, entenda como todas essas ferramentas são benéficas para o setor de comércio e varejo moderno.
Qual o impacto das tecnologias disruptivas no comércio?
Antigamente, a experiência de compra envolvia apenas ir até uma loja, escolher o produto e levá-lo para casa. O consumidor dependia totalmente dos estabelecimentos que se encontravam em suas proximidades e também não dispunha de uma variedade de mercadorias muito grande, se limitando somente ao que tinha disponível.
A internet transformou totalmente esse cenário. No e-commerce, é possível comprar de lojas de todo o território nacional ou até mesmo internacional, contando com uma variedade de produtos praticamente ilimitada. Diante disso, criou-se a necessidade de direcionar o consumidor para os anúncios que são do seu interesse.
A evolução das inteligências artificiais permitiu desenvolver algoritmos que estudam os padrões de compra de cada usuário, criando recomendações de produtos que atendem especificamente ao seu perfil. Essas indicações personalizadas são um dos pontos mais altos do e-commerce, pois trabalham diretamente com nichos específicos.
Continua depois da publicidade
Já a realidade aumentada pode criar réplicas tridimensionais de qualquer produto, permitindo que os consumidores utilizem dispositivos móveis para “enxergar” aquele item dentro dos seus arredores. O recurso basicamente une o comércio físico com o digital de forma inteligente e inovadora.
Tecnologias disruptivas no comércio para segurança
Segurança também é um assunto muito importante no mundo virtual. A tecnologia blockchain vem sendo utilizada para estabelecer métodos confiáveis e seguros de se fazer transações na rede, conquistando a confiança dos clientes em um espaço em que todos parecem estar extremamente vulneráveis.
A evolução dos métodos de pagamento digitais também tornou o hábito de comprar mais fácil do que nunca. No processo de checkout, existem inúmeras opções disponíveis, visando garantir a maior conveniência possível ao consumidor. Até mesmo o comércio físico já foi transformado pelos meios de pagamento digitais.
Tudo isso mostra como as tecnologias disruptivas transformaram e continuam transformando o segmento. A tendência é que esses recursos sigam evoluindo, aprimorando ainda mais a experiência do consumidor em um futuro próximo.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Wearables para pets: tecnologia que transforma o cuidado com a saúde animal
Inteligência artificial nos hobbies: como usar a tecnologia para o lazer