Duas novas tecnologias de inspeção de qualidade, desenvolvidas no Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura de Joinville, serão testadas nas montadoras da General Motors nos Estados Unidos, até o fim do ano. Esta será a última etapa para que elas ganhem o status de “padrão” da empresa e passem a ser utilizadas por unidades em todo o planeta.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville pelo WhatsApp 

O Smart Die System ajusta ferramentas e controla o processo de estamparia, e elevou a produção de 12 para 20 peças por minuto. Já o Spark Eyes Systems faz a verificação de todos os pontos de solda em tempo real.

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

De acordo com o engenheiro Carlos Sakuramoto, gerente de Tecnologia e Inovação, os dispositivos possibilitam que as verificações sejam feitas em todas as peças e não mais por amostragem.

Continua depois da publicidade

AN 100 anos

— Um automóvel tem cerca de 4 mil pontos de solda. Outra vantagem é que os sistemas automatizados têm maior efetividade do que a verificação humana — disse.

As tecnologias seguem um modelo de desenvolvimento tecnológico que começa pela detecção de pontos de melhoria no processo produtivo, identificação de parceiros, elaboração de propostas e desenvolvimento da tecnologia. Após testes em situações reais, elas são patenteadas e depois licenciadas para fabricação por parte de terceiros.

O passo final é a validação no país sede da multinacional. O licenciamento garante à montadora os royalties e a exclusividade de compra das ferramentas por um determinado período. Depois disso, a empresa licenciada tem liberdade para comercializar.

Outra tecnologia deve seguir o mesmo caminho

Também criado e desenvolvido no Instituto SENAI em Joinville, o robô Snake, que mimetiza uma cobra, será o terceiro projeto a seguir a mesma trajetória.

Continua depois da publicidade

— Procuramos diversos institutos de pesquisa e nenhum conseguiu propor uma solução. Será o primeiro robô do mundo a ser vendido por metro linear e por grau de liberdade, por curva para vencer cada obstáculo — comentou o gerente da GM.

O Snake é um projeto que utiliza recursos de biomimetismo, com movimento do braço humano. Fazendo jus ao nome, o robô se movimenta como uma cobra.

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

São Bento do Sul comemora 150 anos com parque dos dinossauros, corrida de rua e desfile

Multinacional abre vagas de estágio para estudantes em Joinville

Cidade de SC recebe um dos maiores encontros de motorhomes com quase 500 veículos

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC