Um olhar a mais para um problema recorrente no trânsito de Blumenau. Esse é o objetivo da prefeitura ao instalar câmeras na Ponte de Ferro, no Centro. Ali, caminhões passam com frequência com o peso e a altura acima do permitido — o que resulta em veículos trancados no túnel que existe no local.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no WhatsApp

Na manhã desta quinta-feira (27), o trânsito na ponte foi bloqueado por quase uma hora para a instalação da infraestrutura que vai dar suporte a duas novas câmeras, que devem começar a funcionar no próximo mês. Assim que inseridos, os equipamentos vão ajudar a equipe da Central de Controle Operacional (CCO) a controlar esses episódios.

Não que a tecnologia vá ser capaz sozinha de evitar as ocorrências de caminhões “entalados” no túnel, mas trará agilidade na resposta da Guarda Municipal de Trânsito, explica o diretor da CCO, Cicero Andreazza.

— O tempo de reação vai ser muito maior, vai ter mais rapidez para atuação — diz.

Continua depois da publicidade

No primeiro semestre deste ano, 13 caminhoneiros foram flagrados trancados no túnel. Porém, o número é muito maior, explica Andreazza, já que há casos em que o motorista consegue sair antes da chegada dos agentes, manobrando de maneira irregular ao voltar de ré até a Avenida Martin Luther.

Da central, os profissionais conseguirão ver em tempo real quando um caminhão ficar trancado no túnel. Até então os agentes de trânsito só sabiam do transtorno quando alguma testemunha avisava — ou quando a fila era tanta que as câmeras da CCO capturavam.

Placas de sinalização foram substituídas para alertar os motoristas quanto ao peso e altura permitidos. Uma das câmeras gira 360º e a outra faz leitura de placas. São dois novos itens em um sistema que conta com mais de 350 câmeras inteligentes.

Assista ao vídeo sobre a CCO

Leia também

A nova central do trânsito de Blumenau faz mais do que multar