O uso da tecnologia no Corpo de Bombeiros de Santa Catarina trouxe novas ferramentas que ultrapassam as barreiras físicas da corporação. Antes usados para agilizar atendimentos e organizar informações dos socorristas, os aplicativos agora servem como contato direto com a população. Desde um programa que possibilita diminuir o tempo de chegada a uma ocorrência até a divulgação dos atendimentos em redes sociais, a corporação entrou de cabeça na digitalização de suas atividades.

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O processo se iniciou em 2007, com a criação do E-193, ferramenta de monitoramento das ocorrências, atualmente usado em todo o Estado. A partir dele, a corporação conseguiu na metade do ano passado ativar o FireCast, aplicativo usado pelos socorristas nos atendimentos, criado em parceria com o Instituto Igarapé, do Rio de Janeiro. Ele permite que o atendente da Central de Emergências repasse pelo computador um chamado para a viatura mais próxima. A partir daí, os bombeiros que estão dentro da viatura informam o passo a passo por um smartphone.

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O sistema permite, entre outras coisas, agilizar o atendimento, mapear locais onde são registradas mais ocorrências e gerenciar equipes. Hoje, o programa é usado apenas na Grande Florianópolis, mas a intenção da corporação é estender o sistema para o restante do Estado até o final deste ano.

– O FireCast é muito importante por ajudar com localização, gerenciamento da tropa, disponibilidade de viaturas e acompanhamento da ocorrência – destacou o tenente Gilvan Amorim da Silva, comandante de área do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Florianópolis.

Conheça aplicativo do Corpo de Bombeiros que facilita o atendimento a emergência

Além dos aplicativos criados para o uso interno dos bombeiros, a Divisão de Tecnologia da Informação da corporação criou ferramentas que possibilitam à população ter acesso em tempo real ao trabalho dos socorristas. Pelo celular, por exemplo, uma pessoa consegue saber as ocorrências em atendimento num determinado momento em todo o Estado usando o Twitter. No Facebook, mais recentemente, os atendimentos também passaram a ser públicos. Outra possibilidade de acompanhar os trabalhos é ouvir o rádio de comunicação dos socorristas, disponível na internet.

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Através do E-193 Comunitário, aplicativo que pode ser baixado para celulares que têm o processador Android, uma pessoa consegue acessar os registros de ocorrências que estão em andamento mais perto dela. Um dos próximos passos dos técnicos é criar uma forma de os bombeiros comunitários conseguirem apoiar os atendimentos caso estejam nas redondezas.

– Começamos a pensar nos últimos anos em formas de levar a informação para as pessoas. Além disso, facilita para os gestores da corporação acompanharem as ocorrências – ressalta o coordenador da Divisão de Tecnologia da Informação dos Bombeiros, tenente-coronel Eduardo Antônio Gomes da Rocha.

Ele defende a preferência ao uso de software livre para as ações de tecnologia. Nos últimos meses o Google e o Waze, aplicativo com mapas, procuraram o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina vislumbrando parcerias. O Waze, por exemplo, quer incluir as ocorrências atendidas pela corporação em seu sistema. As conversas estão em andamento.

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FireCast

Em operação desde a metade de 2015, consiste em um smartphone nas viaturas que recebe as orientações para a ocorrência:

1 – Quando uma pessoa liga para o 193, o operador joga a ocorrência no sistema e já aciona uma das viaturas disponíveis na região mais próxima. Ele tem à disposição as unidades da cidade e quais veículos estão no quartel.

2 – A partir disso, o socorrista de dentro da viatura dá os comandos do que está ocorrendo no atendimento. Na Central de Atendimento, o bombeiro monitora pela tela do computador os passos e presta auxílio.

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3 – Dentro da viatura, o socorrista pode ver pelo celular o mapa da ocorrência, com alternativas de caminho. Na Central, o atendente acompanha o deslocamento e consegue dar para a pessoa que ligou um acompanhamento do deslocamento.

4 – Com o smartphone no local do atendimento, o socorrista vai avisando o passo a passo até a chegada no quartel. Se preciso, ele ainda informa para qual hospital as vítimas foram levadas, se a unidade recebeu o paciente e se a maca da ambulância ficou no local.

5 – O FireCast tem um mapa de calor das ocorrências, que permite aos comandantes gerir melhor o efetivo conforme a necessidade.

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6 – Também é possível filmar a ocorrência e anexar aos procedimentos.

7 – Hoje Florianópolis, São José e Palhoça usam o sistema. Aos poucos, outras cidades do Estado estão recebendo os equipamentos. Até o fim de 2016, todos os municípios vão contar com o programa.

Rádio

Pelo site da Coordenadoria de Emergências – Cobom a população consegue acompanhar os atendimentos dos bombeiros em todo o Estado. Basta apenas escolher a cidade para ouvir a comunicação via rádio dos socorristas.

Redes sociais

Através dos perfis @CBMSC193, no Twitter, e Emergências Cbmsc, no Facebook, é possível acompanhar as ocorrências que estão sendo atendidas pela corporação. Quando o atendente repassa o fato para o sistema, um dispositivo automaticamente coloca as informações nas redes sociais.

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E-193

Criado em 2007, o sistema permite o monitoramento da ocorrência pela internet. Com isso, os relatórios ficam dentro da rede, sem necessidade de uso de papel. As movimentações da ocorrência são geridas pelo E-193. Ele integra os Bombeiros ao Samu, possibilitando a troca de informações e apoio nos atendimentos.

E-193 Comunitário

É um aplicativo em que a pessoa pode acompanhar as ocorrências atendidas pelos bombeiros. O setor de tecnologia ainda trabalha para desenvolver um dispositivo que permitirá aos bombeiros comunitários se oferecerem para ajudar nos atendimentos mais próximos a eles.

Em desenvolvimento

Segurança nas baladas

O Corpo de Bombeiros já criou, mas ainda está aperfeiçoando, um aplicativo que permite às pessoas saberem se as casas noturnas têm alvará para funcionamento.

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Praias

Um aplicativo que fornecerá informações sobre as condições nas praias do Estado. Com o programa será possível saber as cores da bandeira de determinados pontos e se há incidência de água-viva.

Escolhido em votação pelos catarinenses, o tema segurança será prioritário em 2016. Durante todo o ano, acompanharemos indicadores criados junto com especialistas na campanha Segurança SC – Essa Causa é Nossa. Você também pode participar desse movimento! Clique na imagem abaixo, acesse o site da campanha e saiba como. Em redes sociais, utilize a hashtag #SegurancaSC e compartilhe sua história sobre o tema.