Com mais de 1 bilhão de usuários no mundo – 61 milhões apenas no Brasil -, o Facebook é considerado por muitas empresas como uma ferramenta imprescindível de relacionamento com clientes. Não é por menos: boa parte dos usuários da rede social manifesta ali o seu descontentamento (com menos frequência, satisfação) com experiências de consumo. Se antes reclamavam apenas com amigos e familiares próximos, os consumidores agora transformaram a internet em um megafone para reclamações e elogios a marcas. Para as empresas, a questão de ouro é como transformar em dinheiro o esforço investido em presença nas redes sociais?
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A Cielo, empresa de meios eletrônicos de pagamento atuante no Brasil e na América Latina, resolveu transformar suas maquininhas em ponto de conexão entre clientes e empresas na rede social. A ideia é transportar a experiência de consumo em um estabelecimento comercial do mundo real para o mundo virtual. Integrar comportamentos online e offline foi um dos objetivos do projeto. Para isso, levou o Facebook para dentro de suas máquinas de pagamento.
Lançado nesta semana, o projeto ainda está em fase experimental, operando apenas em cerca de 30 bares e restaurantes de São Paulo. Nesses locais, os clientes poderão usar o aparelho da Cielo para fazer check-in no estabelecimento e recomendar o locar para os amigos. O primeiro passo é fazer um cadastro no programa, no endereço www.facebook.com/cielolinkci. Depois, será necessário concluir o processo em uma máquina de pagamento. A partir daí, sempre que usar o recurso em uma loja habilitada, poderá recomendá-la quando pagar a conta:
– Em mais de um ano de desenvolvimento, os maiores desafios foram fazer o link entre o mundo físico e o virtual e criar um cadastro intuitivo e seguro. Agora, é colocar a tecnologia para interagir – disse Eduardo Chedid, vice-presidente de produtos e negócios da Cielo.
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