A tecnologia e a natureza na decoração não são um tema completamente desconexo. De uns anos para cá, a biomimética (como são chamados os estudos da natureza para a solução de problemas humanos) permitiu que diversas indústrias inovassem em seus respectivos setores, alcançando resultados sem precedentes.
Continua depois da publicidade
Essa é a atual situação do setor moveleiro e de tudo que diz respeito a design de interiores. A evolução da tecnologia e da biomimética possibilitou a criação de soluções inventivas e realmente inovadoras no segmento, garantindo peças de decoração únicas e, não menos importante, sustentáveis.
Por que integrar tecnologia e natureza na decoração?
A combinação de tecnologia e inovação se destaca por inúmeros motivos. Entre seus principais benefícios, estão:
- Fabricação de móveis e peças com designs mais complexos e autênticos;
- Melhor aproveitamento de materiais reciclados e biodegradáveis;
- Redução de custos e desperdícios;
- Maior controle da exploração de recursos naturais.
A seguir, confira alguns exemplos de como esses dois fatores estão revolucionando o segmento do design de interiores.
Continua depois da publicidade
Como combinar tecnologia e natureza na prática?
A tecnologia é um termo utilizado para retratar um campo muito amplo, cujas possibilidades são praticamente infinitas. Para que ela possa ser devidamente explorada dentro de um determinado setor, torna-se possível adotar um direcionamento específico em seu desenvolvimento.
Graças à ciência, a natureza acaba sendo uma poderosa aliada nesses avanços. O conhecimento profundo sobre os diversos recursos naturais existentes permitiu ao setor tecnológico otimizar os processos de produção, garantindo uma fabricação de maior qualidade que ainda atende aos pré-requisitos básicos da sustentabilidade.
Grande parte dos móveis e itens decorativos é fabricada a partir de uma combinação de vários elementos retirados da natureza. O papel desses avanços é garantir que a demanda continue sendo suprida sem interferir ainda mais na ordem natural – algo que pode ser alcançado com materiais sintéticos alternativos.
É aqui que entra o papel de outros recursos tecnológicos, como as impressões 3D. Essa ferramenta já vem sendo utilizada para produzir móveis únicos e sustentáveis, combinando materiais naturais com sintéticos e trazendo formas realmente inovadoras. Seu potencial é ilimitado e ainda há um amplo espaço para evolução.
Continua depois da publicidade
Versatilidade na decoração
A versatilidade desses móveis é outro fator de destaque, já que combinam perfeitamente com outros elementos naturais mais simples. Isso serve de incentivo para as pessoas manterem a indústria girando, através da aquisição de outras peças decorativas. Contudo, a prática não precisa se limitar somente a produtos planejados.
As plantas e flores são um exemplo simples de elementos naturais que podem complementar esse tipo de mobília, sendo possível encontrar as mais diversas espécies em qualquer floricultura de Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, entre outras cidades.
Leia também
Como a tecnologia sustentável nas empresas transformam negócios e ajudam a preservar o futuro
Tecnologia wireless na indústria 4.0: conheça a tendência e suas aplicações