Os produtos pensados especialmente para o público infantil fogem dos modelos clássicos e apostam em personagem de histórias infantis, muito colorido e ergonomia para conquistar os pequenos.

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Tem modelo até para bebês. A marca italiana CentroStyle, distribuída pela Vanin, desenvolve óculos para crianças de três meses a nove anos. A peças são fabricadas sem metal, apenas com um polímero (tipo de plástico) que, além de bastante resistente e durável, permite ajustes ao rosto e está disponível em várias cores e formatos. Os óculos ainda vêm com um sistema de encaixe, uma haste anatômica para a cabeça feita de fibra de náilon antialérgica.

A Lougge Occhiali também expôs duas linhas para consumidores infantis. Em parceria com a Warner Bros., a empresa lançou peças solares e de grau do Batman. Os óculos feitos com materiais antialérgicos são indicados para meninos de seis a 12 anos, têm frontais em aço inox, hastes de acetato, design esportivo e cores vibrantes. Para as meninas da mesma faixa etária, a personagem escolhida para inspirar os óculos foi a Penélope Charmosa, com armações em tons de rosa e lilás.

De desenhos clássicos, retrôs ou modernos, acabamento diferenciado e estampas coloridas, floridas ou geométricas. O mercado de óculos oferece modelos para agradar a todos os tipos de consumidores. Porém, não é só isso que surpreende. As tecnologias e design empregados nas peças, sobretudo nos óculos de grau, surpreendem pela criatividade, praticidade e ergonomia.

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O lançamento da francesa Silhouette, por exemplo, tem hastes totalmente flexíveis e não utiliza nenhum parafuso na fabricação – por isso foi escolhido pela Nasa para ser usado pelos astronautas que viajam ao espaço.

Mas o que chama a atenção mesmo é o peso da peça: 1,89 grama. É tão leve que a impressão é de não estar usando óculos.

Outro modelo que aposta na leveza como diferencial é o HB Air, da HB. Ele é o que se chama de óculos de três peças, ou seja, fabricado sem aro. O modelo já existe no mercado, mas costuma ser feito com metal. Os óculos da HB foram desenvolvidos com um plástico (poliamida) que o deixa mais resistente, com visual delicado e leve: pesa 12 gramas.

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O badalado designer internacional Phillippe Starck também criou uma armação com um sistema diferenciado de hastes, baseado na articulação do braço humano, para uma linha de óculos da Alain Milki, distribuído pela Fenícia.

A ideia conferiu bastante flexibilidade e ergonomia à peça, que se ajusta conforme o formato do rosto e tem hastes completamente móveis, portanto, mais difíceis de quebrar.

Outro produto apresentado pela distribuidora brasileira foi o modelo da Clic, com uma tira contínua de ponteiras e sistema patenteado com ligação magnética da ponte (parte frontal do óculos), o que permite desmembrá-lo e usá-lo pendurado no pescoço como se fosse um estetoscópio.

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A modelo, empresária e apresentadora Ana Hickmann também lançou a nova coleção de óculos da sua grife durante o evento, em parceria com a GO Eyewear. Um dos destaques é o modelo que segue a tendência animal print nas hastes (AH 6154), que também é fabricado com acetato Mazzuchelli (o mais tradicional fabricante do mundo) ecologicamente correto, feito com fibra de algodão.