Se a Campus Party fosse o Carnaval, ele seria Joãozinho Trinta. O espanhol Paco Ragageles, co-fundador e presidente da Campus Party, foi um dos grandes responsáveis por trazer a maior festa tecnológica do mundo para o Brasil em 2008 e é quem comanda a sétima edição do evento. Confira trecho do bate-papo que Paco Ragageles teve com Zero Hora.

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Ao vivo: confira tudo que está rolando na Campus Party

Zero Hora – Por que o tema empreendedorismo e startups veio com tanta força este ano?

Paco Ragageles – Neste ano, uma de nossas missões e promover o empreendedorismo no país por meio de uma vasta agenda de palestras e ações práticas nesse sentido. Entre as novidades teremos a nova área de Startup&Makers e Investidores. São 300 startups e makers que apresentarão seus projetos, dando vida às suas ideias e poderão buscar financiamento com os mais de 100 investidores que confirmaram presença no evento. Outra ação de empreendedorismo é a Maratonas de Negócios com quatro temas: educação, jornalismo e comunicação 2.0, negócios sociais e inovação em comércio e serviços.

ZH – Entre os grandes convidados da edição 2014, temos Bruce Dickinson, vocalista da banda Iorn Maiden, Marcelo Ballona, co-fundador do Submarino, e John Lunn, diretor global de desenvolvimento da PayPal. Como foi o processo de escolha desses nomes? O que foi levado em consideração para convidar eles em vez de outros empreendedores?

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Ragageles – Tecnologia e empreendedorismo estão interconectados, por isso a Campus Party Brasil está fazendo seu papel na sociedade colaborativa, que é unir as duas pontas de forma dinâmica e inteligente. De um lado estão os palestrantes e especialistas em tecnologia e, de outro, os campuseiros e os visitantes que, na Campus, têm a oportunidade de se encontrarem, aprenderem colaborativamente e trocarem experiências. O Bruce Dickinson, por exemplo, participa desse grande acontecimento de inovação, tecnologia e criatividade, não para falar de música, e sim, da empresa que administra no ramo da aviação.

Zero Hora – De que maneira a Maratona de Negócios poderá ajudar os participantes a converter as ideias em startups?

Ragageles – Nosso objetivo é impulsionar a criação de novas startups brasileiras através de mentorias, palestras, oficinas e networking entre os campuseiros. Um bom exemplo é a participante do Campus Party Brasil 2013, Raissa Klain Belchior, de 24 anos, publicitária e CEO da Influentio, uma ferramenta que através das interações sociais das pessoas melhora a experiência de compra. Ela criou sua empresa após participar da Maratona de Negócios na Campus 2013 e foi convidada para trabalhar na Campus deste ano para ajudar no desenvolvimento de startups inovadoras como a dela.