Há cerca de um ano o mundo ouviu falar de um vírus que atingia a população lá no oriente. Pouco a pouco, o novo Coronavírus avançou pela Europa. Em março, fomos pegos em cheio aqui no Brasil pela Covid-19.
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Em toda parte, autoridades e profissionais da saúde foram se adaptando a tudo o que acontecia, aprendendo enquanto buscavam uma solução para os impactos causados pela doença.
Passado todo esse tempo, as primeiras vacinas começam a ser validadas somente agora, mas sem a certeza de como vão atuar efetivamente contra a Covid-19. Novas ondas da doença e o contágio de quem já a pegou, se juntam a lista de dúvidas ainda sem respostas concretas.
Na saúde, um exemplo de adaptação ao cenário criado pela Covid-19 é o trabalho feito pela Unimed Grande Florianópolis, seu Hospital e as unidades de atendimento. A cooperativa médica, que desde 2016 vem trabalhando com tecnologias para melhor atender seus clientes, atuou de maneira rápida e assertiva ao voltar recursos para resolver situações que se mostravam agravantes ao avanço da doença.
Uma das primeiras medidas foi adotar os protocolos e recomendações dos órgãos de saúde. De maneira a preservar a vida dos pacientes, foi criado um fluxo de atendimento no Hospital Unimed e nas unidades adulto e infantil com áreas exclusivas para suspeitas de contaminação pelo novo Coronavírus. Treinamento com equipes, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e esclarecimentos pós-alta aos pacientes foram outras medidas adotadas
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Para preservar a segurança de todos, o Hospital Unimed readaptou a comunicação entre a família e os internados. E para isso, a tecnologia foi uma grande aliada. A visita presencial foi substituída por vídeo chamada e o boletim médico diário passou a ser informado por telefone. Outro aspecto humanizado recai no trabalho de profissionais que entram em contato com as famílias para levar alento, carinho e esperança
Triagem virtual e sintomas monitorados
A considerar o aumento de casos do novo Coronavírus na região e a alta demanda de pacientes que procuram o sistema de saúde público e privado, a Unimed Grande Florianópolis se uniu à startup de inteligência artificial LAURA para oferecer às prefeituras da região uma inteligência artificial capaz de prever a demanda por atendimento a pessoas suspeitas de infecção pela Covid-19. A solução se chama P.A. Digital e motivou a cooperativa médica a disponibilizá-la na forma de parceria aos 17 municípios que fazem parte de sua área de abrangência, entre elas a capital Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu.
A tecnologia do P.A Digital também foi aplicada no Hospital Unimed. Hoje, clientes que acessam o site www.unimedflorianopolis.com.br podem esclarecer dúvidas sobre os sintomas do novo Coronavírus ao clicar no balão que fica no canto inferior direito, identificado pelo texto: “Perguntas sobre o Coronavírus?”. Ao iniciar a conversa com a robô, a pessoa passa por uma triagem virtual, é monitorada diretamente da sua casa para evitar exposições na rua ou em outros locais de infecção pelo vírus e, dependendo dos sintomas relatados, o atendimento médico é recomendado.
Este serviço faz parte do propósito da cooperativa médica de cuidar cada vez melhor de seus clientes, conferindo além da segurança, tanto para aqueles que entrarem em contato com sintomas que possam indicar Covid-19, quanto para as outras pessoas que, de fato, precisam ir ao pronto atendimento — explica o presidente da cooperativa, Dr. Théo Fernando Bub.
— Além de atender o paciente de forma presencial, poderemos acompanhá-lo de forma remota nos dias seguintes ao atendimento — complementa o diretor do Hospital Unimed e dos Serviços Próprios, Dr. Gabriel Gustavo Longo.
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O P.A Digital foi desenvolvido pela startup LAURA, de Curitiba. É um dos recursos usados a partir de parcerias que a Unimed Grande Florianópolis vem desenvolvendo com startups, com soluções que surgem partir da chamada tecnologia aberta
Inaugurado em 2014, o Hospital Unimed, da Grande Florianópolis, é uma referência no uso de tecnologias em seus processos. Não é por acaso que foi o primeiro Hospital de Santa Catarina a trazer para o estado uma plataforma de inteligência artificial que permite coletar e analisar dados dos pacientes internados. Uma vez implementado, o sistema conversa diretamente com a área operacional do Hospital Unimed, permitindo identificar em tempo real agravos na saúde do paciente. Quando identificados aqueles com deterioração clínica, são emitidos alertas em painéis de gestão para que a equipe possa prestar o atendimento imediato. Em situações de maior criticidade, alertas podem ser enviados para um time de resposta rápida composto por médicos e enfermeiros.
O diretor do Hospital Unimed, Dr. Gabriel Gustavo Longo, não tem dúvidas de que a ferramenta representa uma evolução na segurança do paciente. — Estamos falando de uma evolução importante no cuidado e na segurança dos pacientes internados no Hospital Unimed — finaliza.
Conheça mais sobre o trabalho da Unimed Florianópolis acessando o site da cooperativa
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