A tecnologia está cada vez mais inserida no nosso cotidiano e a tendência é que essa realidade só se intensifique. Por isso, não dá mais para falar em educação sem a integração com os meios tecnológicos. 

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Desde a educação infantil, a tecnologia deve ser utilizada como uma forma de proporcionar estímulos diferentes às crianças, contribuindo para o seu pleno desenvolvimento.

Além disso, as crianças já nasceram inseridas nesse ambiente tecnológico e, por isso, têm grande interesse, animação e facilidade em interagir com as novas tecnologias. Segundo a coordenadora do Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima, Marina Scarpa Seara Ludvig, a inserção da tecnologia na educação infantil deve ser planejada de maneira que seja ela utilizada como uma ferramenta para atingir o objetivo de desenvolver as crianças. 

— A tecnologia só impacta positivamente se for mediada e planejada de acordo com os objetivos que o professor deseja alcançar. Na Educação Infantil do Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima, nosso principal objetivo, com os recursos tecnológicos, é a resolução de problemas através do raciocínio lógico, aguçando o senso crítico, o poder de argumentação e a criação de ideias, desenvolvendo a organização de informações que ajudam nas tomadas de decisões — destaca Marina.

Assim, educação e tecnologia estão intrinsecamente conectadas e articuladas por meio de ferramentas que proporcionam o protagonismo do estudante; Pense+ (Sala de Inovação); Aplicativo Rede Salvatoriana e a Plataforma Rede Salvatoriana EaD. A escola oferece também diversos recursos, desde o kit multimídia, notebooks e sala maker com diversas ferramentas tecnológicas.

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É importante manter o equilíbrio entre o aprendizado analógico e o que utiliza-se de meios tecnológicos. Dentro da proposta da sala maker (Pense+), por exemplo, é necessário refletir e traçar uma estratégia para chegar ao objetivo, para, daí sim, utilizar os recursos tecnológicos.

Segundo a professora do Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima, Juliana Machado Coelho Hensel, o uso da sala Pense+ (Sala Maker) trouxe significativas evoluções para o aprendizado dos alunos da instituição.

— Ao utilizar os recursos do Pense+ (Sala Maker) percebi que as crianças foram aprendendo e se apropriando de conceitos matemáticos básicos, desenvolvimento de noções básicas, senso numérico, medidas, habilidades espaciais e processos mentais importantes para aprendizagem da matemática e o desenvolvimento do raciocínio lógico — explica Juliana.

Mais do que um ambiente personalizado, a Sala Maker permite que os alunos coloquem de fato a “mão na massa”. Esses espaços são próprios para estimular a criatividade por meio da aplicação de atividades e projetos interdisciplinares com uso de tecnologia, fundamentais para o desenvolvimento de habilidades que farão parte do futuro pessoal e profissional dos estudantes.

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Dessa forma, esse é um local de criações, experimentações e compartilhamento de descobertas, em que os alunos aparecem como os protagonistas na resolução dos problemas, na sua maioria, baseados em situações do nosso cotidiano.

— Temos ao nosso dispor muitos jogos e aplicativos que têm como desafios estratégias a serem solucionados e a resolução de problemas, ou seja, fazem pensar para chegar a solução, estimulando a tomada de decisão — finaliza Juliana.

Acesse o site e saiba mais sobre o Colégio Salvatoriano.

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