Uma tecnologia que nasceu na capital de Santa Catarina, Florianópolis, e ganhou o mundo. Essa é a Nextar, uma empresa que está presente para facilitar a rotina de lojistas de mais de 160 países. Em um só sistema, os clientes conseguem agilizar todo o processo de vendas, controle de estoque e gestão das lojas com facilidade. 

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Fundada em 2003, a Nextar nasceu com o propósito de atender as primeiras lan houses que surgiram no Brasil, controlando o acesso aos computadores e o tempo de uso de cada cliente. À medida em que o mercado cresceu, surgiu a necessidade de ampliar a atuação com o controle dos produtos que eram comercializados nos balcões, como refrigerantes, sucos e aperitivos.

Desde então, a empresa evoluiu a área de atenção e resolveu expandir para facilitar a vida de empreendedores de todos os tipos de negócio. Por isso, focou na missão de tornar a gestão profissional mais acessível e ágil. Com mais de 20 anos de história, a Nextar está presente, atualmente, em mais de 60 mil comércios de todo o mundo. Ao longo da história, a marca já contribuiu com mais de 2 milhões de clientes.

Inovação que facilita a rotina

Para tornar a vida dos empreendedores mais simples, a Nextar  desenvolveu o Nex, um sistema que permite controlar o negócio de qualquer dispositivo conectado à internet. Ideal para comerciantes de bairro e lojas físicas, a solução facilita a gestão do dia a dia através de uma tecnologia descrita pelos clientes como fácil e intuitiva. E não é em vão, já que promover essa facilidade é uma das principais missões da empresa.

— O Nex foi desenvolvido por pessoas que realmente vivenciaram o dia a dia de um comércio, o que faz diferença na plataforma. Ainda, a maioria dos clientes que respondem as nossas pesquisas de satisfação relatam a facilidade de usar a ferramenta. E não é só o sistema que é fácil, por aqui descomplicamos tudo: desde o modelo de pagamento por assinatura, sem burocracia para assinar ou cancelar, até o atendimento humano e genuíno que oferecemos com primeira resposta em até 5 minutos — destaca Carolina Borges, líder de branding da Nextar.  

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O sistema demonstra o compromisso da Nextar com a adaptação e inovação, características que são bastante notáveis na trajetória da empresa. Um dos exemplos foi o cenário enfrentado durante a pandemia, em que a desenvolvedora precisou de agilidade para atender rapidamente às necessidades das empresas que precisaram fechar suas portas. 

Quando a Nextar percebeu que os clientes estavam sendo obrigados a interromper suas atividades, ao invés de criar uma solução complexa, de alto custo e focada exclusivamente em vendas online, a empresa decidiu simplificar sua operação. Por isso, criou uma ferramenta para manter a relação dos comerciantes com seus clientes, respeitando a realidade de seus usuários. Assim, surgiu uma funcionalidade do Nex, que inclui um catálogo online que facilita a transição para vendas digitais, o que permite aos comerciantes ampliarem seus alcances no ambiente digital. 

Hoje, o Nex já atua com um funcionamento integrado, permitindo que os gestores façam o acompanhamento de seus comércios pelo computador, por aplicativo ou por um navegador. Através da conexão com a internet, é possível armazenar e sincronizar todos os dados de movimentação, facilitando o controle das operações e a tomada de decisões em tempo real. Além disso, o Nex funciona com e sem internet, simplificando o acesso aos dados de qualquer lugar. Outro benefício dessa característica é que o lojista não corre o risco de parar a sua operação por falhas ou quedas na conexão. 

Ao agregar todas as facilidades, o Nex evoluiu para se tornar algo a mais do que uma plataforma de gestão: a solução é um verdadeiro aliado aos comerciantes, oferecendo mobilidade e flexibilidade às operações. Essas características facilitam o gerenciamento dos pequenos negócios, garantindo uma administração eficiente e conectada. 

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Próximos passos da empresa

Com toda a evolução ao longo dos anos, o Nex foca, atualmente, em se manter simples diante de toda a complexidade envolvida na rotina de um comerciante. É por isso que a Nextar atua para fortalecer ainda mais a conexão com os pequenos comércios, e uma das medidas será visitar clientes de todo o Brasil para avaliar as necessidades de perto. 

Segundo a empresa, esse contato vai favorecer o desenvolvimento contínuo das soluções, para que elas realmente atendam as demandas de seus usuários. Com isso, a Nextar permanece a sua tradição de simplificar e se adaptar às mudanças do mercado, além de estreitar os laços com os clientes e garantir ainda mais eficiência nas soluções. 

— O Nex passou por uma evolução tecnológica que vai nos permitir agregar algumas integrações importantes como marketplaces, por exemplo. Os próximos passos são nessa direção de aumentar o alcance de vendas de nossos clientes —, reforça Carolina. 

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Além disso, a Nextar realiza o Falando de Comércio (Fcom), um evento presencial dedicado à tecnologia e compartilhamento de ideias. Este evento aborda temas sobre gestão de comércio, com palestras e rodas de conversa, promovendo um ambiente de aprendizado e colaboração, e deve acontecer no dia 24 de setembro deste ano. 

Quer saber mais sobre a Nextar? Acesse o site da empresa e conheça as soluções.