A produção vinícola de Santa Catarina vem se destacando no cenário nacional, conquistando reconhecimento por sua qualidade e tipicidade. Essa ascensão é impulsionada por um conjunto de fatores, entre os quais se destaca a adoção de novas tecnologias em todas as etapas da produção vinícola.

Continua depois da publicidade

Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp

Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho

Vamos explorar como a tecnologia está transformando a vitivinicultura catarinense, desde o cultivo das uvas até a elaboração e o armazenamento dos vinhos.

Utilização da tecnologia na produção do vinho

As ferramentas tecnológicas têm sido utilizadas para otimizar o processo produtivo dos vinhos e Santa Catarina é um dos principais destaques da produção de vinhos no Brasil.

Continua depois da publicidade

Existem plataformas tecnológicas que possibilitam o produtor rural registra, de forma rápida, as atividades cotidianas relativas às vinícolas. Isso pode ir desde a muda das uvas, até o produto final, facilitando o rastreamento do cultivo.

Desse modo, os produtores terão uma visão geral do andamento da produção, facilitando a identificação de problemas e a realização de ajustes, visando melhorar a qualidade da produção dos vinhos.

Vale destacar ainda que a ampla coleta de dados auxilia os produtores a monitorarem as vinícolas e a realizarem ações de rotina na propriedade, como a utilização do uso de insumos, o planejamento de logística e outras táticas para otimizar a produtividade. 

Produção de vinhos de altitude

Com temperaturas amenas e com regiões de média altitude, Santa Catarina conta com clima favorável para a produção de vinhos de altitude. Eles são produzidos em regiões entre 900 e 1400 metros, com destaque para a região da Serra catarinense.

Continua depois da publicidade

Os fatores naturais favorecem a produção dos vinhos e deixam a bebida com uma maturação otimizada e ajuda o vinho a ser mais complexo e ter melhor acidez. Essas questões, somadas, contribuem para melhorar a qualidade dos vinhos de altitude.

Santa Catarina produz uma média de 1,5 milhões de garrafas de vinhos finos por ano. A ampliação dos investimentos e o aperfeiçoamento do processo produtivo têm contribuído para potencializar o enoturismo e movimentar a economia catarinense.

Leia também

Conheça as características do terroir catarinense que ajudam SC a se destacar na produção de vinhos

Vinhos que conquistam o paladar catarinense: descubra os tipos mais apreciados