Banhistas, surfistas e curiosos agora podem conferir pela internet a previsão de temperatura da superfície da água do mar em Itapoá e de outras praias do litoral de Santa Catarina. A medição começou a ser liberada na última quarta-feira (18).
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Através dos gráficos, é possível saber a temperatura observada e a prevista entre as horas do dia. Também é disponibilizada as temperaturas dos próximos cinco dias. Além disso, há a medição da maré, de acordo com a água.
O monitoramento é feito pela Epagri/Ciram, órgão oficial de extensão rural e pesquisa agropecuária do Estado e o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de SC, e pode ser conferido no site Epagri/Ciram. Para conseguir ver, basta procurar pelo local e clicar sobre a estação.
Há pontos com dados disponíveis em praias de Passo de Torres, Laguna, Imbituba, Balneário Camboriú, Itapoá e Caieira da Barra do Sul, em Florianópolis. No mapa, também aparecem outros locais, como Joinville Iate Clube, em Joinville, e Ilha da Paz, em São Francisco do Sul, porém só aparecem a medição da maré observada.
Continua depois da publicidade
Como funcionam as medições?
Segundo Argeu Vanz, pesquisador da Epagri/Ciram, tudo acontece de forma automática. Os sensores ficam mergulhados na água, captam a temperatura e enviam o sinal para os pesquisadores, que por sua vez recebem a informação e a disponibilizam no site. Ele explica que, por enquanto, só é possível colocar a medição em pontos que já possuem outros tipos de sensores, como o de maré.
— É um custo elevado para colocar em um ponto, e difícil. As caixas custam aproximadamente R$ 40 mil e só podem ser feitos por empresas especializadas. Também, para não ter vandalismo e correr o risco, colocamos em lugares seguros e escondidos — diz.
Ainda segundo ele, as praias rasas tendem a ser mais quentes que as fundas, por causa da insolação.
Banhistas, esportistas e oceanógrafos
O pesquisador também explica que as informações são úteis, por exemplo, para turistas, pescadores e outros oceanógrafos na tomada de decisão sobre as atividades.
A TSM (temperatura da superfície do mar) também pode ser usada por banhistas para a escolha da praia e da roupa adequada para a prática de esportes náuticos, por exemplo. Para Vanz, é tudo uma questão de como saber usar as informações disponibilizadas.
Continua depois da publicidade
— Se a pessoa gosta de água fria, ela pode procurar no mapa por uma praia que esteja com as águas frias. Vai com base no que gosta — informa.
*Sob supervisão de Sabrina Quariniri
Leia também
Com três empates seguidos, JEC busca primeira vitória no Campeonato Catarinense
Joinville registra sensação térmica de 44°C nesta quarta-feira
Obras podem deixar bairros de Joinville sem água nesta quinta-feira