Um mutirão formado por onze técnicos da Companhia Águas de Joinville encontrou, na madrugada desta quinta, 35 vazamentos ocultos na rede localizada na zona Sul. Na operação, que visa combater o problema de falta d?água na região, cerca de 80 km de rede foram inspecionados.
Continua depois da publicidade
O mutirão vai trabalhar, no mínimo, por mais uma semana. Os vazamentos ocultos, por não apresentar sinais visíveis – água aflorando no asfalto – são mais difíceis de encontrar.
-É necessário o uso de um aparelho específico para detectá-los, o geofone, que identifica vazamentos por meio do som. A escuta geralmente é feita de madrugada, pois o som característico do vazamento fica mais evidente devido à pressão mais alta na rede e por haver menos ruídos no ambiente-, explica o gerente de água da Companhia, Cristian Ricardo dos Santos.
Vazamentos diminuem a pressão da rede e podem até causar desabastecimento em determinados pontos. A população deve ligar para a central de atendimento da Águas de Joinville, o 115, sempre que identificar um vazamento aparente.
Continua depois da publicidade