O treinador espanhol Pep Guardiola, do Manchester City, durante entrevista à DAZN após partida do time dele contra o Brighton pela Premier League, falou sobre a situação dos atletas do Figueirense, que fizeram greve após não receber salários da equipe catarinense. Os jogadores não entraram em campo no jogo contra o Cuiabá, válido pela série B do Brasileirão. O time perdeu por W.O.

Continua depois da publicidade

— Teria que ser um plano da federação, e não punir os jogadores ou o treinador, porque todos queremos que o Figueirense possa continuar na liga do Brasil e jogando futebol. Mas precisa existir um plano de viabilidade econômica para que essas equipes possam subsistir — disse o treinador.

Guardiola cobrou um olhar mais atencioso aos times menores. Segundo ele, os clubes deixam de existir porque não têm recursos, porque as federações não pagam e não têm patrocinadores.

— Afinal as pessoas querem ver as grandes equipes do Brasil e de fora, e são tantas, tantas partidas que essas equipes pequenas vão ao pouco desaparecendo. É uma coisa mundial, temos que tentar fazer as federações darem um passo à frente — comentou.

Continua depois da publicidade