“Ainda não caiu a ficha. A minha irmã é melhor do mundo!”. A reação de Ana Amorim no início da tarde desta quarta-feira é um resumo do que a família Amorim em Blumenau sente hoje. Eduarda Amorim, a Duda, foi eleita a melhor jogadora de handebol do mundo pela Federação Internacional de Handebol (IHF), em eleição que contou com a participação do público e da mídia. A blumenauense de 28 anos, que iniciou a carreira no esporte aos 11, no colégio Barão do Rio Branco, é a segunda brasileira a conseguir o título.

Continua depois da publicidade

::: Blumenauense Duda Amorim é eleita a melhor jogadora de handebol do mundo

– É uma realização imensa pensar que ela saiu das escolinhas aqui em Blumenau. Quem viu a Duda treinar e jogar conhece o seu potencial desde cedo, eu sabia que ela ia chegar lá um dia. Hoje ela é campeã mundial, bicampeã da Liga dos Campeões e, agora, melhor jogadora do mundo. O que mais busca Duda Amorim? Se vencer uma Olimpíada ela pode ir jogar em outro planeta, porque aqui não vai faltar mais nada! – comemorou, emocionado, o técnico da equipe blumenauense de handebol e ex-treinador da jogadora, Sérgio Graciano.

Para Ana, ver a irmã alcançar o auge do esporte é um orgulho imenso. Também atleta de handebol, foi ela quem incentivou a irmã mais nova a começar no esporte:

– A Duda sempre foi uma pessoa muito determinada. Esse título é um orgulho pra família toda que viu ela batalhar e buscar o sonho dela. É um trabalho de longa data que mostra também o carisma dela e o carinho que o público tem, pois o prêmio teve votação online para os fãs de handebol. É a melhor do mundo e sem chance para as concorrentes!

Continua depois da publicidade

Exemplo para a cidade

Para Graciano, a vitória de Duda é um exemplo para todos que querem começar no handebol. Ele conta que hoje o mercado do exterior está de olho no esporte brasileiro, o que dá um futuro promissor para os atletas:

– O handebol vem crescendo no Brasil e Blumenau tem uma tradição com boas equipes formadas por jogadoras da região. Espero que o prêmio da Duda sirva de exemplo para o incentivo ao esporte por aqui. As escolas precisam incentivar a iniciação esportiva, só assim vamos ver novas gerações de atletas nascendo.