Desde o início do Campeonato Catarinense a maioria dos treinadores aponta o número 15 como a meta de pontos a ser atingida nesta primeira fase. O técnico do Metropolitano, Abel Ribeiro, vai além. Para ele o ideal é fazer 15 pontos com cinco vitórias para se garantir.
Continua depois da publicidade
Meta que o clube está próximo de alcançar. Com nove pontos e três vitórias, ganhar duas das quatro partidas que restam garantiriam a equipe no quadrangular semifinal. É isso que defende Abel. Mesmo após a rodada do meio de semana ele mantém a projeção:
– Eu vejo outras equipes, como o Joinville, que também podem chegar aos 15 pontos, mas talvez sem as cinco vitórias. E isso pode pesar a nosso favor.
Explica-se: em caso de empate na pontuação, o primeiro critério de desempate é o número de vitórias. Para Abel, esse pode ser o ponto de desequilíbrio para conquistar a vaga entre os quatro melhores, que avançam ao quadrangular.
Continua depois da publicidade
O professor Valmir Medeiros, o Kmarão, fez um prognóstico em que acredita que, com 15 pontos, o time está com 99% de chance de se classificar. Ou seja, mesmo com a pontuação apontada pela comissão técnica do Verdão pode não ser suficiente. Por outro lado, não descarta a possibilidade de que 14 pontos sejam suficientes (confira na tabela ao lado).
Analisando a classificação do primeiro turno desde 2009, quando o campeonato passou a ser disputado por 10 equipes, em duas oportunidades o quarto colocado teve menos do que 15 pontos. Em 2011, o Joinville terminou com 13 e no ano passado o mesmo Joinville somou 14. Mas o professor Kmarão atenta para uma situação diferente:
– O regulamento era outro e importava na época ser o primeiro colocado. Por isso, é complicado comparar com a situação dos campeonatos anteriores.
Continua depois da publicidade
A fórmula de disputa a que ele se refere era a seguinte: o campeão de cada turno se garantia na fase final junto com os dois melhores times no índice técnico. Certo mesmo, como disse o técnico Abel Ribeiro, é o Metrô fazer a sua parte. Vencer os jogos que têm em casa que fica praticamente garantido na fase decisiva. O primeiro é neste domingo, às 16h, no Estádio do Sesi, contra o Brusque.