O técnico de Santa Catarina Diogo Wolitz foi convocado pela Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) para assumir como técnico titular da equipe juvenil brasileira da modalidade a partir de janeiro de 2013. Diogo trabalha na Fundação Municipal de Esportes (FME) de Balneário Camboriú, há 12 anos.
Continua depois da publicidade
Natural de Porto Alegre (RS), Diogo se envolveu com o boxe aos 16 anos, como atleta amador. Após ganhar o titulo gaúcho, mudou-se para Uruguaiana (RS), onde se tornou profissional e microempresário de sucesso.
Em 1990, após a separação conjugal, mudou-se para Florianópolis (SC), onde morou até 1994, quando foi convidado pela CBBoxe a integrar a equipe olímpica permanente, recém-criada em Santo André. Foram dois anos de treinos e estudos com os professores cubanos contratados para inserir uma metodologia vencedora de boxe no país.
No final de 1996, Diogo retornou à Florianópolis, onde fundou a Federação Catarinense de Boxe, com a participação de outros professores e atletas. Pioneiro na didática adotada pela CBBoxe, ministrou aulas em Florianópolis até o ano de 2000, quando se transferiu para Balneário Camboriú e começou a trabalhar com alto rendimento e social na FME/BC.
Continua depois da publicidade
Centenas de atletas tiveram a iniciação ao boxe olímpico com o treinador, entre eles os lutadores de Artes Marciais Mistas Thiago Tavares (com 11 anos na época) e Leonardo Macarrão (com 13 anos). A seleção juvenil de boxe será montada em Vitória (ES), com início das atividades previstas para o dia 7 de Janeiro de 2013.