O técnico de Portugal, Paulo Bento, conversou com a imprensa na zona mista montada no Costão do Santinho, sede do Seminário da Fifa. O comandante português, que conta com o melhor jogador do mundo em seu elenco, falou sobre as expectativas para o Mundial no Brasil. Bento também disse estar feliz com a escolha de Campinas como Centro de Treinamento. Confira os principais trechos da entrevista coletiva.
Continua depois da publicidade
:: Acesse a página especial do evento
Qual as expectativas para essa Copa do Mundo que você contará com Cristiano Ronaldo, agora eleito o melhor jogador do mundo?
Paulo Bento: As expectativas são as melhores possíveis. Temos bem claro o objetivo de passar para as oitavas de final da competição. E depois, claro, tentar ir o mais longe possível.
Continua depois da publicidade
Três treinadores portugueses na Copa do Mundo. Isso mostra o crescimento do futebol português?
Bento: Portugal tem excelentes treinadores . E não apenas porque tem três no Mundial, mas também pelo que fazem em outros clubes. Isso é um sinal de competência sim, mas há outras fatores.
O que mais pesou na escolha de Campinas como Centro de Treinamentos?
Bento: Logicamente que há muitos fatores. Questões climáticas, distância do hotel em que estamos até o Centro de Treinamento e para o aeroporto. Também a disponibilidade das pessoas que encontramos para ajudar a construir as melhores condições para podermos preparar da melhor forma possível. E até agora estamos completamente satisfeitos e convictos que teremos as melhores discussões.
Alguma surpresa do que foi debatido aqui no seminário?
Bento: Tudo é tratado de forma mais ampla. Algumas coisas é natural que não sejam como nós treinadores gostaríamos, mas há situações que nem tudo dá para mudar de momento, mas a discussão é válida. Dessa forma conseguimos, sugerir ideias e, claro, ouvir o que a Fifa tem a dizer.
Continua depois da publicidade
Você conta com a torcida brasileira para apoiar Portugal?
Bento: Com certeza. Temos muitos laços que vão além do idioma. Os brasileiros com certeza irão apoiar o Brasil e esperamos que gostem de nós também.
Qual o principal problema de disputar o mundial no Brasil?
Bento: Não há problemas, há fatores e devemos organizá-los para afetar o menos possível. Há quatro dias de distância entre os jogos e viagens prolongadas, é claro que a fadiga será maior do que se fosse diferente. Mas no fim, é assim que ocorre nos clubes durante a temporada.