O técnico de enfermagem Clenio Borges, de 45 anos, realizou dois partos em anos diferentes com a mesma mãe na ambulância do Samu de Morro da Fumaça, no Sul do Estado. O primeiro parto foi registrado em 2022 e o segundo em 2024. A mãe tem 25 anos e é moradora de Morro da Fumaça.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O caso mais recente foi registrado no dia 5 de novembro deste ano. Clenio e Arthur, condutor socorrista na ocasião, foram acionados por volta das 21h15 para atender uma gestante que apresentava sangramento e fortes contrações na cidade de Morro da Fumaça. Chegando no local, o técnico de enfermagem reconheceu a mulher de outro parto.

“Quando chegamos na residência percebi que era o mesmo local e a mesma mãe do parto em 2022. Ela estava em trabalho de parto no banheiro, então a levamos para a ambulância para irmos ao Hospital São Donato, em Içara. Quando chegamos na BR-101, no bairro Esplanada, em Içara, percebemos que ela não poderia esperar, assim realizamos o parto com os nossos equipamentos dentro da ambulância”, conta o técnico de enfermagem Clenio.

Após o parto a mãe e a criança foram encaminhados ao Hospital São Donato, em Içara. O bebê, um menino, nasceu com 3,05Kg.

Continua depois da publicidade

Segundo parto da mesma mulher foi realizado em novembro deste ano (Foto: Samu, Divulgação)

Primeiro parto em 2022

No dia 6 de maio de 2022, também em Morro da Fumaça, a ambulância do Samu foi acionada pela mesma gestante, que estava em trabalho de parto. Segundo Clenio, quando a equipe chegou no local a criança já havia nascido.

“Nós auxiliamos no parto, cortamos o cordão umbilical e envolvemos o bebê em papel laminado para mantê-la aquecida. Após isso, conduzimos os dois para o Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma, para a remoção da placenta”, complementa.

Na época, a criança, outro menino, nasceu pesando 3Kg e com 50 centímetros de altura. Nessa ocasião, em 2022, o colega de atendimento de Clenio foi o condutor Diego Bortolin. O técnico de enfermagem de 45 anos está no Samu desde 2013, e conta que essa é uma das histórias mais curiosas que viveu nesse tempo.

Primeiro parto aconteceu em 2022 (Foto: Samu, Divulgação)

“É muito gratificante, trabalhamos com os extremos, ou seja, a morte e a vida, que nesse caso foi o parto”, conclui Clenio.

Continua depois da publicidade

A mãe e os filhos estão saudáveis, segundo informações do Samu. No entanto, a mulher preferiu não ter a identidade divulgada.

Leia mais

Mais de 50 escorpiões são encontrados na mesma região em cidade de SC

Mulher morre em acidente grave na SC-446 em Nova Veneza