Santa Catarina desponta como uma potência no futsal feminino. As Leoas da Serra são exemplo disso, tanto que o técnico da seleção brasileira de futsal feminino Wilson Saboia está em Lages desde segunda-feira acompanhando os jogos e treinos das atletas para a futura convocação para a seleção sub-20.
Continua depois da publicidade
Desde setembro de 2015, Saboia comanda a seleção feminina adulta e agora também assumiu as categorias de base.
— Das 14 atletas que eu convoquei para a seleção adulta, nove ou eram de Santa Catarina ou pelo menos já haviam jogado aqui — afirmou o treinador justificando a escolha do Estado como o primeiro destino do projeto.
Na concepção do técnico, as atletas de Santa Catarina se diferenciam por apresentarem muito bem desenvolvidos dois elementos fundamentais para esse esporte, o aspecto cognitivo e o tático.
Continua depois da publicidade
— Com uma boa leitura do jogo, a atleta consegue um desgaste físico menor e desenvolve com mais perfeição a técnica como o passe de bola e a recepção — ressaltou.
Na visita em Lages, o técnico Saboia, juntamente com o auxiliar técnico Márcio Coelho, a preparadora física Rosilene Paka e a supervisora Tatiana Weysfield, acompanharam os treinos no ginásio Jones Minosso e puderam compartilhar experiências com as atletas.
— A visita foi incrível. Pudemos conhecer mais eles (a comissão técnica) e ver a experiência sobre o Mundial — disse a jogadora Fernanda Fernandes.
Continua depois da publicidade
Sem citar nomes, Saboia acredita que haverá boas surpresas para as Leoas sobre a convocação da Sub-20.
— Acredito que nós temos aqui cerca de três a quatro atletas que possuem condição de serem convocadas para a seleção Sub-20 em um futuro breve — afirmou ele.