A expressão “futebol alegre” parece não combinar com o sisudo sotaque alemão, mas foi muito usada na entrevista coletiva de Joachim Löw, após a goleada de 4 a 0 sobre a Argentina. Para o técnico da Alemanha, o grande mérito do time foi a movimentação dos seus jogadores de frente:

Continua depois da publicidade

– Criamos muitos problemas para Heinze, pelo nosso lado direito, por exemplo. Conseguimos envolver a zaga argentina. Nossos jovens jogadores exploraram bem os espaços. Apesar da pouca idade, jogaram sem medo. Respeitaram muito o oponente, mas sem abdicar do bom futebol. Nosso lema é jogar com alegria – analisou Löw.

:: Confira aqui como foi a goleada alemã

O técnico reconheceu dificuldades no início do segundo tempo, mas que, segundo ele, foram rapidamente contornadas.

– Tivemos consciência tática e uma grande disciplina defensiva. Schweinsteiger, por exemplo, foi fantástico em todos os aspectos – destacou o treinador, que lembrou a partida diante da Inglaterra nas oitavas. Para o técnico, o enfrentamento com o English Team foi mais “apertado” em relação ao da Argentina.

Continua depois da publicidade

Questionado sobre as reações de Maradona ao final do jogo, Löw preferiu seguir exaltando seu time:

– Não acompanhei muito o adversário, pois estava muito feliz comemorando com meus jogadores. Vi apenas que ele ficou bastante triste, decepcionado.