As microvarizes são pequenos vasos dilatados, tortuosos, situados abaixo da pele e se distinguem como uma alteração funcional da circulação venosa do organismo. As estrias se caracterizam por um rompimento das fibras de colágeno e elastina que sustentam a camada intermediária da pele, responsáveis pela elasticidade e tonicidade. Tanto uma quanto a outra podem levar a dores, inchaços e incômodos físicos e estéticos no corpo de mulheres e homens.

Continua depois da publicidade

Finas e avermelhadas, as microvarizes podem surgir em função de histórico genético, durante a gravidez ou no uso de pílulas anticoncepcionais e reposição hormonal. Outros fatores que contribuem para o aparecimento de varizes são obesidade, sedentarismo e tabagismo. Já as estrias podem ser de cor branca ou vermelha. Se recentes, são geralmente elevadas e avermelhadas, já as brancas são as estrias tardias, mais difíceis de serem eliminadas.

Existem vários fatores envolvidos no aparecimento das estrias como hormonais e a predisposição genética, crescimento acelerado, ganho de peso rápido e medicamentos. A atividade física também pode causar estrias, sobretudo os exercícios de impacto, como saltar.

Há diversas formas de tratamento. O procedimento com luz pulsada, laser tradicional e laser Erbium fracionado tem apresentado bons resultados, pois promove uma espécie de peeling profundo, removendo manchas e gerando intensa produção de colágeno na pele tratada. O método é eficiente também para tratar manchas solares e acne. Após o procedimento, o paciente não pode se expor à luz solar por um período mínimo de 48 horas.

Continua depois da publicidade