O esporte pode dar muitas lições às empresas, a começar pela disciplina. Foi com este tema que o lutador Royce Gracie, três vezes campeão do UFC, encerrou a programação de palestras do primeiro dia da Expogestão, em Joinville, nesta quarta-feira.

Continua depois da publicidade

De quimono branco, Royce contou a trajetória de sua família e como os Gracie revolucionaram a maneira de se lutar jiu-jítsu, modalidade que exige muita disciplina e onde a técnica é mais importante que a força.

– A disciplina é um estilo de vida. Na nossa família, ela começa desde muito cedo – disse.

Para ele, estudar os movimentos do adversário e definir a melhor estratégia para neutralizá-lo são fundamentais para triunfar em uma luta de artes marciais. E também podem ser essenciais para garantir o sucesso de um negócio.

O modo Gracie de lutar prega o não uso da violência. Não é preciso bater e machucar os adversários para vencê-los, diz Royce. Antes de tudo, é preciso ter inteligência para analisá-los e saber como agir para garantir a vitória.

Continua depois da publicidade

– Quem estuda o adversário sabe o que tem de fazer para vencer. Se você perdeu, é porque não seguiu um plano. Estratégia não é o que você vai fazer, mas saber o que o adversário vai e tirá-lo do jogo – avaliou.

Usar a inteligência em vez de músculos pode fazer um pequeno ganhar de um grande, disse Royce. Manter a tranquilidade e ser paciente e persistente também são essenciais – não apenas dentro do octógano. É tudo uma questão de disciplina.

– Seu adversário mais difícil é a sua cabeça.

Confira três motivos para assistir a cada palestra da Expogestão 2015

“Você é os valores que representa”, diz Clóvis de Barros Filho na Expogestão