Combater toxinas emocionais é a missão de agentes “altamente treinados” no espetáculo Palhaçada à la CARTE, da Traço Cia de Teatro, que será apresentado no canal da companhia no YouTube entre 11 e 13 de junho, em comemoração aos 20 anos de trajetória do grupo. No total serão cinco transmissões, cada uma com um espetáculo gravado em uma região diferente de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Em Palhaçada à la CARTE, agentes colocam em teste uma inovadora receita que erradicará as toxinas que sufocam a humanidade. Após muitas tentativas e ajustes, eles descobrem o segredo de sua receita: alimentar o coração. Em cena, a chefe Malagueta (Paula Bittencourt), a gerente Gretta Panschetta (Greice Miotello) e o estagiário Jubi (Egon Seidler), com direção de Débora de Matos.
> Resumo de Invocação do Mal: entenda a história e as conexões entre os filmes
Para gravar os espetáculos durante a pandemia, a companhia precisou se reinventar.
– O projeto foi concebido pré-pandemia – reflete a diretora Débora de Matos. – Então tivemos que adaptar o contexto diante de algo tão duro e real como o que estamos vivendo. Antes era fácil brincar, fazer essa alusão a uma pandemia e depois levar as pessoas a pensar em “toxinas emocionais”. Agora, o imaginário coletivo tem um lugar muito concreto de pensamento sobre o tema, de dor, de sofrimento. Mas temos a palhaçaria a nosso favor, com empatia, carinho e abraço a essa realidade.
Continua depois da publicidade
Cinco apresentações, cinco transmissões
O primeiro espetáculo a ser transmitido, no dia 11 de junho, às 20h, foi gravado no Centro de Florianópolis. O segundo, no dia 12, às 10h, no Sul da Ilha. No mesmo dia, mas na parte da tarde, às 16h, será transmitido o espetáculo gravado no Norte da Ilha. Por fim, no dia 13 de junho, às 10h e 16h respectivamente, vão ao ar as gravações feitas no Leste da Ilha e no Continente.
> Põe na Lista: entrevista com Ivan Mizanzuk, criador de O Caso Evandro
– Partimos da ideia de ocupar a cidade com apresentações artísticas, de valorizar espaços públicos como lugares para a brincadeira, para o encontro, para a festa, para a celebração e para a criação de memórias – afirma Egon Seidler, ator e coordenador do projeto. – E fizemos isso abraçando a cidade, gravando o espetáculo em suas cinco regiões. Agora, na apresentação online do espetáculo, estamos buscando, por meio do riso e da palhaçaria, estabelecer um encontro afetuoso e potente, mediado pela tecnologia.
Residência artística online e gratuita
Além da gravação e transmissão do espetáculo, a Traço Cia de Teatro vai promover um evento de formação para artistas, que terá como ponto de partida a execução do projeto: a produção, gestão e análise de um projeto cultural voltado a apresentações em diferentes regiões de uma cidade. A residência será online e gratuita, voltada a artistas, de 21 a 24 de junho, das 18h30 às 21h30. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo blog da Cia, até o dia 17.
> Conheça Olivia Rodrigo, atriz da Disney que se tornou a maior revelação do pop em 2021