Com 384 poltronas estofadas, distribuídas entre a plateia principal e o mezanino, o Teatro Dionísio, instalado no Colégio Santa Terezinha, no Bairro Ingleses, inaugura em dezembro. Para se ter uma ideia, o Teatro Álvaro de Carvalho, no Centro, conta hoje com 345 lugares.
Continua depois da publicidade
O espaço foi projetado em estilo italiano, no formato de uma ferradura, e levou quatro anos para ficar pronto. O palco tem a extremidade arredondada, simulando uma arena.
– A sensação é de que a plateia está em cima do artista. É muito diferente dos palcos que têm a frente reta, onde se cria uma distância maior com o público – explica o proprietário da escola e idealizador do lugar, o pedagogo Domingos Ghedin.
Conheça em 1 minuto o novo Teatro Dionísio:
Continua depois da publicidade
A decoração do espaço inclui elementos da mitologia greco-romana – como reproduções de afrescos, estátuas, máscaras e colunas gregas. Detalhes dourados permeiam todo o lugar, da pia do banheiro aos arabescos que contornam o balcão.
Isso tudo vai servir para realizar formaturas, apresentações e festas do Colégio Santa Terezinha, fundado por Domingos em 1996 e que, hoje, abriga 600 alunos. Mesmo assim, 90% da agenda deve ficar disponível para espetáculos externos.
Nos dias 7 e 8 de dezembro, o teatro vai ser inaugurado com duas apresentações da Camerata Florianópolis, apenas para convidados. Depois disso, a agenda está aberta para novos espetáculos.
Continua depois da publicidade
Características do Teatro
Localização: Colégio Santa Terezinha (Servidão Safira), no bairro dos Ingleses, Florianópolis
Capacidade: 384 lugares
Palco: ao estilo arena, tem 80 metros quadrados e pé direito de 6m, com capacidade para 96 canhões de iluminação
Inauguração: 7 de dezembro
Estrutura: estacionamento no local, bilheteria, chapelaria, cabine de projeção, camarins e salas de apoios
Mais informações sobre o Teatro Dionísio no DC de amanhã.