O Teatro Biriba, uma das mais antigas companhias de circo teatro em atividade do Sul brasileiro, está em Rio do Sul (SC). Durante a passagem pela cidade, o grupo realiza oficinas de teatro, técnicas artísticas e história do circo junto a mais de 100 estudantes de 9 a 11 anos. O projeto está na reta final e permanece na cidade até o próximo sábado (17).

Continua depois da publicidade

As aulas serão realizadas na Instituição Escola Modelo Ella Kurth e ministradas pela atriz e professora Janayna Passos, com a direção de César Rosa, o palhaço Birita. O objetivo da ação é permitir que as crianças consigam se conectar com o universo da dramaturgia, além de contribuírem com algumas habilidades, como comunicação, trabalho em equipe e disciplina. 

— Através da participação nas oficinas, as crianças já começam a criar conexões com o universo do teatro, que é muito intrínseco no sentido de se olhar e aprender a escutar o outro. Além disso, eles conseguem entender o mecanismo da sociedade e a importância de estar em conexão com o próximo — reforça Janayna.

Durante as aulas, que acontecem na escola, os participantes poderão se conectar com o mundo do Circo Teatro Biriba, aprendendo mais sobre as técnicas e estratégias dos palcos. Ainda, junto a uma comissão de educadoras, eles terão a oportunidade de conhecer os bastidores do mundo da dramaturgia, através de uma aula com o Palhaço Birita. Ele irá compartilhar mais sobre a construção do personagem e a história do Teatro Biriba, uma das mais antigas companhias de circo teatro em atividade no sul do Brasil.

Janayna conta que as oficinas utilizarão várias técnicas, como dicção, postura e outras possibilidades que o teatro proporciona. Já durante as visitas ao circo, as crianças vão conhecer mais sobre os figurinos e os cenários que fazem parte dos espetáculos.

Continua depois da publicidade

— Entre os conteúdos abordados, vamos explicar mais sobre as técnicas dos palhaços da companhia, passando por assuntos como a escolha do figurino, maquiagem e recursos de linguagem usadas pelos personagens. Com isso, as crianças entram no universo do teatro, criando memórias afetivas. Por isso, o nosso projeto tem o nome de Cultura, Tradição e Integração, já que queremos que todos os participantes sejam atores em uma vida mais humana, sensível e alegre — destaca.

Ela comenta, ainda, que a intenção principal é despertar o respeito e o amor dos estudantes pelo teatro, uma arte milenar que ajuda a compreender a sociedade. Aliada à conexão cultural, a proposta é que os participantes sintam-se mais alegres e empáticos, estando preparados para lidar em conjunto com o outro.

Rio do Sul é a terceira cidade de Santa Catarina a receber as oficinas, que já foram realizadas em Indaial e Timbó. O projeto é realizado através da Lei de Incentivo Federal, do Ministério da Cultura, e conta com o apoio da Malharia Indaial, Wanke e Sicoob.

Para encerrar as atividades em Rio do Sul, uma apresentação gratuita acontece no Circo Teatro Biriba no próximo sábado (17), às 16h. No espetáculo, a peça infantil Birita e o Pequeno Dinossauro será encenada, contando inclusive com a participação dos estudantes que participaram do projeto. Ainda, eles terão acesso a ingressos gratuitos para outras apresentações que acontecem na cidade durante o mês. O Circo Teatro Biriba está localizado na cidade de Rio do Sul, na rua Dom Bosco, no Centro.

Continua depois da publicidade

Sobre o Teatro Biriba

Posicionado como uma das companhias de teatro mais antigas do Sul de Santa Catarina, o Teatro Biriba completou 54 anos em 2024. A proposta da criação do grupo nasceu da iniciativa de dois artistas, Suzi Passos e Geraldo Passos, que atuavam de forma itinerante. Com o objetivo de criar laços, e permitir que outros artistas pudessem se desenvolver sem precisar se deslocar para grandes centros, eles construíam pavilhões, que se tornavam a ‘casa dos espetáculos’.

Janayna faz parte da terceira geração de artistas que levam a cultura do circo teatro para o Sul catarinense. Segundo ela, o fato de a companhia ter a própria casa de espetáculos se diferencia e garante a preservação de um legado de artistas.

Para saber mais sobre o Teatro Biriba, acesse o site da companhia.