O Team Brunel, barco comandado por Bouwe Bekking, venceu nesta quarta-feira a sétima etapa da Volvo Ocean Race, disputada entre Newport, nos Estados Unidos, e Lisboa, Portugal. A equipe holandesa completou o percurso de 2.800 milhas náuticas em 9 dias, 11 horas, 9 minutos e 49 segundos. Em segundo lugar ficou o Mapfre, seguido pelo Team Alvimedica, Dongfeng Race Team, Abu Dhabi e Team SCA.
Continua depois da publicidade
– Foi uma das mais fáceis e excitantes etapas ao mesmo tempo. Os caras fizeram um grande trabalho, mas confesso que foi uma das mais calmas pernas transatlânticas que já naveguei. Foi um cruzeiro – comemorou Bouwe Bekking, que disputa pela sétima vez a Volvo Ocean Race.
::: Leia todas as notícias sobre a Volvo Ocean Race
::: Site mostra localização das equipes da Volvo em tempo real
::: Acesse a página especial sobre a Regata Volta ao Mundo
Continua depois da publicidade
O resultado coloca o barco holandês novamente na disputa do título da temporada. O Team Brunel está em terceiro no geral com 22 pontos perdidos.
– Acredito que a situação tenha mudado um pouco. Após a etapa, a regata está aberta novamente. Nós ainda temos duas pernas para velejar e vamos continuar a lutar para a melhor posição no final – disse Bekking.
O líder continua sendo o Abu Dhabi com 16 pontos, seguido pelo chinês Dongfeng com 21. Os chineses tinham tudo para conseguir diminuir ainda mais a vantagem, mas acabaram perdendo posições e terminaram a etapa em quarto – fora do pódio -, 55 segundos atrás do Team Alvimedica.
Disputa acirrada
O barco espanhol Mapfre, que tem a bordo o catarinense André Fonseca, o Bochecha, chegou em segundo – menos de 22 minutos atrás do Team Brunel. A disputa pela liderança da perna foi acirrada, mas, de acordo com o velejador brasileiro, faltou velocidade na chegada.
Continua depois da publicidade
– Vamos continuar nessa competição contra o Brunel nas próximas duas etapas. O barco andou rápido e respondeu na travessia transatlântica. A nossa equipe trabalhou muito bem do começo ao fim – destacou Bochecha.
O Team SCA chegou novamente em sexto lugar, como nas outras seis etapas. As meninas chegaram a liderar a regata e não deixaram os adversários escaparem tanto, mas acabaram cruzando a linha de chegada duas horas depois do vencedor. A holandesa Carolijn Brouwer, que morou no Brasil, gostou do desempenho das meninas.
– Foi minha terceira passagem pelo Atlântico e dessa vez foi diferente, pois fez menos frio e vento fraco. O resultado foi bom pra gente e o número final não mostra o esforço que estamos fazendo a bordo. Agora, as próximas pernas, que são mais curtas, podem nos favorecer – avaliou.
::: Veleiro do Vestas Wind está pronto para voltar a Volvo Ocean Race
A regata Volta ao Mundo entra em seus capítulos finais com a perna até Lorient, na França, e depois o sprint para a Suécia – com uma parada de 24 horas em Haia, na Holanda. A corrida tem previsão de encerramento no dia 27 de junho com a in-port race de Gotemburgo após nove meses, 38.739 milhas náuticas percorridas, 11 portos e visita a todos os continentes.
Continua depois da publicidade
Classificação geral:
1º Abu Dhabi Ocean Racing – 16 pontos
2º Dongfeng Race Team – 21 pontos
3º Team Brunel – 22 pontos
4º Mapfre – 26 pontos
5º Team Alvimedica – 27 pontos
6º Team SCA – 41 pontos
7º Team Vestas Wind** – 52 pontos
*Quem tiver o menor número de pontos vence. Isto porque a pontuação corresponde à ordem de chegada. Quem chega em 1º lugar recebe um ponto e quem chega em 6º, seis.
** Equipe está fora da competição desde que encalhou rumo a Abu Dhabi e pretende retornar na etapa de Lisboa.
