O Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) retomou uma auditoria das obras da Operação Asfaltaço, feita pela prefeitura de Florianópolis. As inspeções haviam iniciado em fevereiro e foram retomadas este mês.

Continua depois da publicidade

A auditoria busca analisar a qualidade do asfalto e saber se a execução das obras seguiu os requisitos técnicos estabelecidos em projeto. A fiscalização não decorre de denúncia ou questionamento sobre as obras, mas foi iniciativa do próprio tribunal como parte do planejamento anual de auditorias e controle externo de obras do poder público.

O trabalho é feito pela Diretoria de Controle de Licitações e Contratações e conta com auxílio do Laboratório para Análise de Obras Rodoviárias, implementado pelo TCE-SC em setembro de 2019 para auxiliar o órgão na avaliação de materiais usados em obras de rodovias.

Até o momento os profissionais já fizeram coletas de material em bairros como Centro, Trindade, Agronômica, Cachoeira do Bom Jesus, Córrego Grande, Ingleses e Campeche.

A Operação Asfaltaço iniciou em maio de 2019 com a intenção de revitalizar cerca de 150 quilômetros de vias em 31 bairros da Capital. A previsão de término era até abril deste ano.

Continua depois da publicidade

À reportagem, o secretário de Infraestrutura de Florianópolis, Valter Gallina, disse que as obras da Operação Asfaltaço são planejadas e executadas de acordo com os os respectivos projetos.

– Temos confiança no trabalho dos nossos engenheiros fiscais, que são todos efetivos da prefeitura, de modo que estamos tranquilos – afirmou.

TCE-SC coleta partes do asfalto para analisar em laboratório específico
TCE-SC coleta partes do asfalto para analisar em laboratório específico (Foto: TCE-SC, Divulgação)