O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) inaugurou na noite desta terça-feira sua nova sede. Orçada em R$ 29,8 milhões, o prédio tem 20 andares e foi construído a partir de critérios de sustentabilidade e acessibilidade.

Continua depois da publicidade

Mais de 500 pessoas compareceram à solenidade de inauguração, que marca o início das comemorações dos 57 anos de criação do órgão. Lideranças políticas como o governador Raimundo Colombo (PSD), o presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merísio (PSD) e o prefeito Dário Berger (PMDB) acompanharam a cerimônia.

Para o presidente do tribunal, conselheiro César Filomeno Fontes, o novo prédio representa o fruto do trabalho e da persistência de conselheiros, auditores e servidores.

– Que a nova estrutura física possa contribuir para o aprimoramento das atividades desta instituição -, afirmou o presidente em seu discurso.

Continua depois da publicidade

Construído em uma área de 1.703 m², sendo 744 m² do imóvel adquirido da Associação Catarinense de Engenheiros, em 2003, e 959 m² já pertencentes ao tribunal, o novo conta com quatro pavimentos para garagem, dois pavimentos – térreo e mezanino – que abrigam o saguão, o auditório para 300 pessoas, a subestação elétrica e os núcleos técnicos. O prédio possui ainda quatro pavimentos técnicos superiores e 10 andares de escritórios.

Para reduzir o impacto de suas atividades no meio ambiente, a construção possui um sistema de aproveitamento de água da chuva e dos drenos do ar-condi8cionado, vidros reflexivos, sala para triagem de resíduos sólidos e um sistema de iluminação de baixo consumo de energia. Calçadas acessíveis, móveis e equipamentos que respeitam os critérios de acessíbilidade completam o edifício.