De acordo com pesquisada divulgada nesta quarta-feira pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), as taxas de juros das operações de crédito foram novamente reduzidas em maio/2012. Esta foi a quarta redução no ano em taxas de juros para pessoa física e a quinta redução para empresas.

Continua depois da publicidade

As constantes reduções podem ser atribuidas a quatro principais fatores. O primeiro deles é a redução da taxa básica de juros Selic que chegou a 8,5% em maio deste ano. A maior competição no sistema financeiro após os bancos públicos (Banco do Brasil e CEF) promoverem reduções em suas taxas de juros também foi fator importante. Além disso, há também a expectativa de novas reduções da taxa básica de juros e a redução nos índices de inadimplência nos meses anteriores.

Pessoa Física

Das seis linhas de crédito pesquisadas, somente a linha de crédito do cartão de crédito rotativo manteve inalterada sua taxa de juros sendo que as demais foram reduzidas.

Pessoa Jurídica

Continua depois da publicidade

Das três linhas de crédito pesquisadas todas foram reduzidas no mês.

Perspectivas

A expectativa da pesquisa era de que as taxas de juros voltem a ser reduzidas nos próximos meses por conta das prováveis reduções da taxa básica de juros (Selic) conforme sinalizações do Banco Central, bem como pela maior competição no sistema financeiro após os bancos públicos promoverem reduções em suas taxas de juros.