Com o aumento de casos de Covid-19 em Santa Catarina, a taxa de ocupação de leitos de UTI adulto chegou a 72,3% na quinta-feira (20), a maior em cinco meses. O Estado tem atualmente 60.478 pessoas infectadas com a doença, conforme os dados do Painel do Coronavírus do NSC Total.  

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Dos 1.084 leitos de UTI Adulto existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 784 ocupados, sendo 169 por pacientes com confirmação de infecção por coronavírus. Levando em conta também os casos suspeitos, são 212 internações.

A última vez que Santa Catarina registrou essa taxa de ocupação foi em 3 de agosto de 2021. O Estado tinha naquele dia 11,8 mil pessoas infectadas com a doença. Com isso, é possível notar uma diminuição na relação entre casos ativos e pacientes internados. 

Na quinta-feira (20), Santa Catarina chegou a 1.337.991 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. A doença causou 20.319 mortes no Estado. 

Continua depois da publicidade

Aumenta procura pela vacinação 

A procura pela dose de reforço da vacina contra a Covid-19 disparou no mês de janeiro, período em que o Estado passou a viver uma alta de casos da doença em função da variante Ômicron. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) indica que o aumento na transmissão da doença pode estar provocando uma alta na procura pela imunização.  

Na média, SC aplicou 13,8 mil doses de reforço em janeiro, entre os dias 1º e 18. É mais do que o dobro do registrado no mês de dezembro, quando a média diária foi de 6,4 mil, segundo os dados do Monitor da Vacina do NSC Total.  

Leia também

Mesmo com avanço da vacinação, SC tem quase 300 mil pessoas sem a primeira dose

Por que a onda de calor em SC é inimiga no combate à Covid-19

Entenda as polêmicas do autoteste de Covid em análise na Anvisa e possíveis reflexos em SC