A taxa de isolamento social em Santa Catarina subiu durante o fim de semana, saindo de 37,8% na sexta-feira (15) e chegando a 50,3% no domingo (17). No sábado, o índice foi de 42,3%. Os números são do monitoramento feito pela empresa In Loco, com base em telefones celulares da população. 

Continua depois da publicidade

A última vez durante a pandemia de coronavírus que SC havia ultrapassado a marca dos 50%, o mínimo considerado aceitável pelo governo estadual, havia sido duas semanas antes, no domingo de 3 de maio, também com uma taxa de 50,3%.

Os números do monitoramento da empresa In Loco são os mesmos que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) utiliza para medir a adesão ao distanciamento social.

Apesar da melhora na taxa, os índices deste fim de semana em Santa Catarina ainda estiveram abaixo da média nacional, que foi de 52,2% no domingo e 45,8% no sábado.

O Estado também ficou atrás do estado vizinho do Rio Grande do Sul, que registrou 52,4% e 44,5% de adesão ao distanciamento no domingo e no sábado, respectivamente. Já o Paraná teve a pior taxa no Sul do país, com 49,2% (domingo) e 41,5% (sábado).

Continua depois da publicidade

Mapa isolamento social
Monitoramento da empresa In Loco mostra o histórico do índice de isolamento em SC (Foto: Reprodução, NSC Total)

Desde o início do mês de maio, a taxa de isolamento social vem caindo em Santa Catarina. O índice, que chegara a 62,2% no dia 22 de março, quatro dias após o início da quarentena, caiu a 37,6% no dia 8 de maio – o menor índice desde o início da pandemia. Na última semana, em cinco dos sete dias o Estado ficou abaixo dos 40%. O mesmo ocorreu na semana anterior.

A baixa adesão ao isolamento tem preocupado as autoridades, e tanto o secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, quanto o governador Carlos Moisés (PSL) manifestaram preocupação com o fato na última semana. Santa Catarina soma 4.776 casos de Covid-19 confirmados e 83 mortes pela doença, segundo a última atualização da SES, feita no domingo,