As restrições conjuntas adotadas por Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu contra o avanço do coronavírus tiveram inicialmente pouco impacto na taxa de isolamento social da Capital catarinense, cidade com maior número de casos e mortes pela doença na região.
Continua depois da publicidade
No sábado (11), primeiro dia com o decreto unificado, o acréscimo no índice de distanciamento foi menor que 2% em Florianópolis, em comparação com a semana anterior, quando os municípios ainda adotavam regras próprias contra a Covid-19.
No dia 4 de julho, a taxa de isolamento social foi de 53,7%, enquanto neste sábado, uma semana depois, subiu para 55,3%.
O impacto no distanciamento social em São José, a segunda maior cidade da Grande Florianópolis, também foi pequeno. Passou de 48,1%, no sábado passado, para 49,4% neste sábado.
Continua depois da publicidade
Os dados foram repassados pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Florianópolis, a pedido da reportagem da Hora de Santa Catarina. Os números têm como base um sistema disponibilizado por operadores de celular. Os índices de domingo (12) ainda não haviam sido disponibilizados até esta manhã.
Em entrevista nesta segunda-feira (13) ao Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, disse que foi positiva a avaliação do primeiro fim de semana com regras unificadas na Grande Florianópolis.
Mais da tarde, em entrevista à CBN Diário, o prefeito citou a taxa de isolamento social. Ele disse que o acréscimo de 53,7% para 55,3% “já é uma sinalização de que a população começa a receber a mensagem e compreender essa importância de permanecer em casa nesse período”.
Na sexta-feira, Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu adotaram um decreto único com regras contra o avanço do coronavírus.
Continua depois da publicidade
Entre as medidas estão a proibição de festas em residências, o uso de praias, a restrição de acesso a parques, praças e ciclovias aos fins de semana, a permissão de entrada de apenas uma pessoa por família nos supermercados e a limitação da ocupação de igrejas e templos em 30%.
> Santa Catarina registra a segunda pior taxa de isolamento social do país
Juntas, as quatro cidades somam 4,8 mil casos confirmados de Covid-19. A maioria deles está em Florianópolis (2.064). Quanto aos óbitos, são 58 confirmações, com o maior número de vítimas também na Capital (26). Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES), atualizados neste domingo (12).
Conforme o mapa de risco do Governo do Estado, atualizado na última semana, a ocupação de UTIs na Grande Florianópolis está em nível gravíssimo. Na Capital, a taxa de ocupação chegou a 97% na quinta-feira (9) para leitos adultos do SUS (Sistema Único de Saúde). Na manhã segunda, a taxa de ocupação era de 91,95%.