Neste mês de dezembro, moradores e comerciantes de Florianópolis receberam os carnês do IPTU e da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCRS) e tiveram uma surpresa. Nos estabelecimentos comerciais, o aumento da TCRS variou entre 50% e 300%. Para as residências, será feito o reajuste pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é basicamente a inflação anual, que atualmente gira em torno de 2,5%.

Continua depois da publicidade

Conforme adiantou o colunista Rafael Martini, do Diário Catarinense, o aumento da taxa para estabelecimentos comerciais aconteceu por conta da revogação de um redutor aprovado pela Câmara de Vereadores em 2003. Agora, a expectativa é de que este aumento represente uma injeção de aproximadamente R$ 4 milhões nos cofres públicos.

Os últimos carnês da taxa de lixo e do IPTU devem ser entregues pela prefeitura até esta terça-feira. Para ter desconto de 20% do valor do IPTU, o prazo de pagamento é até 5 de janeiro de 2018.

O IPTU é o principal imposto municipal e é com esse recurso que a prefeitura realiza o pagamento dos salários dos servidores e as obras públicas. Os contribuintes vão receber os carnês em dezembro. Um referente ao IPTU, que pode ser pago com desconto se for pago em cota única.

Continua depois da publicidade

Confira os prazos e os respectivos descontos:

– Pagamento em cota única até 5 de janeiro de 2018 possui desconto de 20%.

– Pagamento em cota única até 5 de fevereiro de 2018 possui desconto de 10%.

– Pagamento em cota única até 5 de março de 2018 possui desconto de 5%.

– Pagamento parcelado (em até 10 vezes) não tem desconto.

– A taxa de coleta de lixo pode ser paga tanto em cota única como de forma parcelada.

Leia mais notícias da Grande Florianópolis

Acompanhe notícias sobre emprego e carreira no Espaço do Trabalhador da Hora