Uma moradora flagrou o momento em que um tatu bebe água mineral de sua garrafa enquanto caminhava em São Miguel do Oeste, no Extremo-Oeste de SC, na segunda-feira (23). A professora Sonia Lurdes Magrini caminhava como de costume na estrada geral da Linha Nereu Ramos, interior do município, quando viu de longe o animal. 

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

— Costumo caminhar todos os dias nessa região, quando vi ele caminhando pensei em tirar uma foto. Mas, como ele andava muito ligeiro resolvi filmar e fui chegando mais perto. Percebi então que ele queria alguma coisa porque não correu de mim como pensava que ia acontecer — conta Sônia.

Segundo a professora, com a seca que a região vem enfrentando e com as altas temperaturas, ela percebeu que o tatu estava com sede:

— Como tinha meia garrafinha de água pensei que poderia oferecer para ele. Quando derramei a água ele veio ao meu encontro e começou a beber. Tive muita dó do bichinho.

Continua depois da publicidade

Sônia afirma que nunca tinha visto um animal como esse tão de perto e que, assim que ele tomou água, voltou a se embrenhar na vegetação.

Seca e a situação de emergência

Santa Catarina vem enfrentando desde meados do ano passado a seca mais severa da história. As regiões do Extremo-Oeste, Oeste e Meio-Oeste são as mais preocupantes. Até agora, 80 cidades decretaram situação de emergência, segundo a Defesa Civil.

– Regional de Concórdia: dos 14 municípios, 13 decretaram situação de emergência.  

– Regional Xanxerê: dos 20 municípios, 14 decretaram situação de emergência.  

– Regional de Chapecó: dos 22 municípios, 19 + 2 vigentes (Jardinópolis e Nova Erechim) decretaram situação de emergência.  

– Regional de Maravilha: dos 17 municípios, 17 decretaram situação de emergência.  

– Regional de São Miguel do Oeste: dos 19 municípios, 17 decretaram situação de emergência.

> Nasa chama atenção para a seca na América do Sul

Confira o vídeo: 

Leia Mais: 

> Javalis provocam alerta para destruição de lavouras e risco de doenças em SC

Continua depois da publicidade

> Jaguatirica atropelada se recupera e é solta em Chapecó; veja vídeo

> Novo grupo de pinguins é solto em praia de Florianópolis; são 50 animais recuperados no ano