Técnicos do Projeto Tamar realizaram nesta quinta-feira (20) a soltura de uma tartaruga-verde. O réptil tinha sido retirado do mar em uma rede usada para pescar tainhas na Prainha da Barra da Lagoa, em Florianópolis. A soltura ocorreu sob o olhar de visitantes do projeto e moradores do bairro.

Continua depois da publicidade

Neste ano, 10 tartarugas já foram capturadas da mesma forma. O Projeto Tamar tem uma parceria com os pescadores da região. Quando alguma é apanhada, eles levam o animal imediatamente aos pesquisadores. Na sede do Tamar, que fica na Barra da Lagoa, os técnicos oferecem tratamento médico, se necessário, e alimentação, até que as tartarugas se recuperem e possam ser devolvidas ao mar.

De acordo com o diretor técnico do Tamar, Daniel Rogério, as tartarugas-verdes são comuns no litoral de Santa Catarina. Os répteis são migratórios, mas podem parar por mais tempo nessa região, quando encontram comida suficiente para se abastecer e prosseguir a viagem pelo mar.

Ele conta que a tartaruga retirada do mar nesta quinta-feira foi capturada por engano há cerca de duas semanas. Uma outra com histórico idêntico também deverá ser solta no sábado (22), às 15h. Quem quiser acompanhar, pode ir até o Projeto Tamar, que fica na Rua Professor Ademir Francisco.

Continua depois da publicidade