Uma tartaruga-verde foi encontrada morta no último sábado (1) na praia do Grant, em Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina. Não há informações sobre a causa da morte porque ainda será realizado o exame de necropsia.

Continua depois da publicidade

A tartaruga foi recolhida pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), da Univali de Itajaí. Ela foi encaminhada para a unidade de estabilização de animais marinhos da universidade, em Penha, para que seja realizado o exame de necropsia.

No fim do mês passado, outras tartarugas também foram encontradas mortas durante uma ação de limpeza na Boca da Barra do rio Itapocu.

A orientação para quem encontrar tartarugas, aves ou mamíferos mortos ou debilitados é ligar para o projeto de monitoramento de praias pelo telefone 0800 642 3341. A ligação é gratuita e funciona diariamente das 8 às 17h30.

Tartaruga foi recolhida pelo projeto de monitoramento de praias
Tartaruga foi recolhida pelo projeto de monitoramento de praias (Foto: Demian Lenine, Divulgação)

O que é o projeto de monitoramento de praias

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Continua depois da publicidade

Tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O projeto é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univali monitora o Trecho 4, compreendido entre Governador Celso Ramos a Barra Velha.