A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, anunciou nesta sexta-feira (31) que os Estados Unidos vão impor tarifas de 25% sobre os produtos importados do Canadá e do México a partir deste sábado (1º). Uma tarifa de 10% sobre importações da China também será aplicada. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Leavitt não disse se haverá isenções de produtos específicos. As medidas são promessas antigas do presidente dos EUA, Donald Trump, de taxar seus três principais parceiros comerciais.

Nessa quinta-feira (30), Trump reforçou que cumpriria seu plano. No entanto, o presidente norte-americano não havia decidido ainda se a medida incluiria o petróleo desses países.

Em entrevista a jornalistas no Salão Oval, o presidente dos EUA disse que a aplicação das tarifas visa lidar com déficits comerciais e problemas nas fronteiras. Trump também reafirmou seus planos de impor novas tarifas de 10% sobre a China.

Continua depois da publicidade

— Com a China, também estou pensando em algo porque eles estão enviando fentanil para o nosso país e, por causa disso, estão nos causando centenas de milhares de mortes —, afirmou o presidente norte-americano.

Desde 2018, as importações de produtos chineses pelos EUA se estabilizaram — um cenário que os economistas atribuíram em parte a uma série de tarifas que Trump impôs durante seu primeiro mandato.

Até o momento, os chineses têm se mostrado dispostos a evitar uma nova guerra comercial. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, disse na sexta-feira (24) que os dois países podem resolver suas diferenças por meio do “diálogo”.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia mais

Trump proíbe uso de recursos federais para mudança de sexo em menores de idade

Governo Trump começa com cautela em medidas econômicas

Na mira de Trump: Brasileiros que podem ser deportados equivalem a população de cidade de SC