Pode ser um pouco chato para o leitor do jornal impresso alguém estar recomendando a ele, o tempo todo, um endereço eletrônico remetendo-o para um site. Sei. É como se disséssemos assim:
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– Hei, pare de ler este jornal, abra seu laptop…
Mas às vezes é inevitável, como hoje. Uso este espaço para conversar especialmente com aquele leitor mais apegado ao papel. Aquele que desdenha, como eu, das profecias que insistem em dizer que o jornal vai acabar. Não vou entrar nesse tema, controverso e a meu ver inócuo, pois o objetivo é comentar com o leitor apaixonado por papel como a leitura de um jornal pode ser fascinante no mundo digital.
Depois de ler esta crônica – ou depois de ler todo o DC deste domingo – convido você, meu leitor no papel, a entrar no www.diario.com.br/esportes, rolar a página e encontrar as reportagens especiais sobre o participação dos times catarinenses na Copa do Brasil. Você vai fazer uma viagem. Inicialmente acreditará tratar-se apenas da jornada pela história recente dos cinco principais times de futebol de Santa Catarina na competição nacional.
É isso também, mas muito mais. Por isso recomendo a navegação mesmo a quem não gosta muito de futebol. É que a editoria de Esportes do DC e o setor de Arte produziram nas últimas quatro semanas uma reportagem que, no jargão jornalístico, se chama 360º. Ou seja, usando inúmeras plataformas:
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– Tem texto, como todas.
– Tem galeria de fotos dos momentos históricos dos clubes.
– Tem áudios e vídeos com depoimentos com personagens importantes dos cinco times.
– Tem vídeos e áudios dos jogos, proporcionando ao torcedor reviver momentos especiais.
– Tem entrevistas em vídeo com atletas e treinadores.
– Tem a opinião de colunistas.
– Tem ficha técnica interativa.
Enfim, o leitor ou leitora que navegar por uma das cinco histórias – de Avaí, Chapecoense, Criciúma, Figueirense ou Joinville – vai gostar e se divertir, mesmo que o assunto futebol não seja uma de suas paixões ou mesmo que você goste de futebol mas não se interesse por nenhum dos cinco times.
O meu objetivo é mostrar como pode ficar ainda mais gostosa a experiência de ler um jornal – ou uma marca de jornal, no caso, o DC na internet.
Aquela agradável sensação de café da manhã não é mais exclusividade apenas do jornal em papel – que continua sim saboroso de ler e, acredito, terá vida longa. Mas da mesma maneira que é muito gratificante conhecer pessoas e lugares diferentes ao visitar outros países e povos, também é muito prazeroso navegar por um mundo novo.
Neste universo, o texto continua sendo o carro-chefe, mas fotos se abrem em galerias múltiplas, os áudios relembram jornadas inesquecíveis e especialistas podem opinar sobre episódios polêmicos ou lances curiosos. Tudo isso disponível na hora que quiser e com as atualizações que só o meio digital permite. Produzir e publicar conteúdos respeitando o seu tempo e a preferência é, para o DC, aproximar o leitor de um mundo em permanente transformação.
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