Em clima de reta final, o Tanz — um dos maiores encontros de dança folclórica do país — promete encerrar a programação com chave de ouro nos últimos três dias de evento. Já consagrada como a maior edição desde 1997, o festival recebe nesta sexta-feira (26) grupos da Alemanha e Polônia no Centro Cultural de Pomerode, onde ocorrem pela primeira vez as apresentações. O espaço segue com atrações até domingo (28) e a entrada é gratuita.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Neste ano, a chamada “Vila do Tanz” abriu as portas no sábado (20) e, desde então, virou palco de espetáculos de 48 grupos folclóricos vindos de diferentes lugares do Brasil e até da Europa. Ao todo, mais de mil folcloristas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo e São Paulo participam do festival, que ainda conta com convidados de outros países.

Pela primeira vez na história do evento compareceram ao Tanz os grupos Ihna Erlangen, da Alemanha, e o Ina Goleniów, da Polônia. Os dois se apresentam entre as 20h e 21h desta sexta e são as atrações internacionais deste ano no festival.

Organizado pela Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí (AFG), o Tanz existe desde 1997. A última edição ocorreu em 2018. A próxima estava agendada para 2020, mas teve de ser cancelada por causa da pandemia de Covid-19. Depois de seis anos, o Tanz retorna para fazer parte da celebração dos 200 anos da imigração alemã no Brasil.

Continua depois da publicidade

Nesta 15ª edição, o evento ocorre de forma inédita em Pomerode, já que costumava ser organizado em clubes de Blumenau ou na própria Vila Germânica. Antes mesmo de chegar ao fim, mais de 6 mil pessoas já passaram pelo Centro Cultural da cidade, o que é considerado um recorde de público para o festival.

Veja fotos do evento em 2024

Arnaldo Nazário, representante da AFG e um dos integrantes da comissão organizadora do Tanz Internacional, ressalta que um local mais amplo possibilitou que o evento alcançasse um maior número de pessoas em 2024. Ele também acredita que o festival deve deixar uma marca positiva em cada um que for prestigiar as apresentações deste ano, encantando os visitantes com as heranças e tradições germânicas.

— Esse ano, com um caráter mais de festival, tendo um espaço, uma vila bem grande, ele começa a se popularizar cada vez mais. Dali [do festival] com certeza sairão novos integrantes de grupos folclóricos e estudantes de curso de dança — diz.

Continua depois da publicidade

Durante a programação, além das inúmeras apresentações de dança, há oficinas, palestras e atividades recreativas. Em um dos principais espaços da Vila do Tanz, tem ainda uma exposição que conta a história dos trinta anos de atividade da Associação no Vale do Itajaí.

Uma mostra e um desfile de moda com releituras sobre os trajes usados pelos grupos associados à AFG — de Blumenau, Pomerode, Guabiruba, Timbó, Indaial e Benedito Novo — também foi organizado em parceria com o UniSenai. A iniciativa é dos estudantes do curso de Design de Moda e pretende trazer uma visão de moda contemporânea baseada na história.

Nesta sexta-feira o evento abre às 9h e vai até meia-noite. No sábado (27), o festival também começa às 9h, mas encerra somente às 3h. Já no domingo (28), último dia de Tanz, as atrações ocorrem entre 9h e 16h.

Confira abaixo a programação completa.

Sexta-feira (26)

Sábado (27)

Domingo (28)

*Sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também

FOTOS: Exposição a céu aberto em Blumenau celebra os 200 anos da imigração alemã

Saiba como falar o nome alemães das ruas de Blumenau