O alagoano Tânio Barreto e o catarinense Diego Rosa ganharam a disputa pelas duas últimas vagas para participar do Nova Schin Festival WCT Brasil, que será realizado entre os dias 27 de outubro e 4 de novembro em Santa Catarina. Os dois se classificaram no Tropical Brasil WCT Trials, competição especial disputada nesta quarta, dia 15, de boas ondas de 1 metro de altura na Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC), a sede principal da etapa sul-americana do ASP World Championship Tour (WCT) – a divisão de elite do circuito mundial de surfe profissional.
Continua depois da publicidade
Participaram da triagem 20 surfistas do atual ranking catarinense profissional e 12 convidados pela Tropical Brasil.
– O evento inteiro deu boas ondas e foi de alto nível, com todos os atletas quebrando – destacou Tânio Barreto, único dos participantes do Tropical Brasil WCT Trials que já havia competido numa etapa do WCT – Na semifinal contra o Odirlei Coutinho, eu sabia que não podia dar mole porque ele é um atleta que vem sempre se destacando no SuperSurf. Eu consegui pegar duas ondas boas no início e usei a velha tática da prioridade, fui pra marcação nos minutos finais e garanti minha vaga.
Tânio derrotou na final o outro classificado para o Nova Schin Festival WCT Brasil, o surfista local da Praia da Joaquina Diego Rosa. Ele não perdeu nenhuma das cinco baterias que disputou, enquanto Diego Rosa passou atrás do também catarinense Guga Arruda na segunda fase, mas deu o troco eliminando-o na primeira rodada de baterias homem-a-homem nas quartas-de-final. Depois, Diego derrotou outro surfista da Joaca, Fabrício Machado, na semifinal para garantir sua vaga no Nova Schin Festival WCT Brasil.
– Eu estava querendo demais isso e acabei conseguindo. Usei um pouco da tática para derrotar o Fabrício, que é um cara que surfa direto comigo, a gente treina junto, mas como só valia uma vaga a gente teve que usar tudo o que sabe para vencer – afirmou Diego Rosa.
Continua depois da publicidade