O alagoano Tânio Barreto, radicado em Florianópolis, bateu os recordes de nota e pontuação do Hang Loose Pro Contest surfando o melhor tubo desta quarta, dia 12, na Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha (PE). Os cabeças-de-chave estréiam nesta quinta, com a previsão de ondas maiores que nos dois primeiros dias, podendo chegar aos dois metros de altura. A competição é válida pela segunda etapa do World Qualifying Series (WQS) 2003, a divisão de acesso do circuito mundial de surfe.
Continua depois da publicidade
O defensor do título do Hang Loose Pro Contest é quem vai abrir a terceira rodada nesta quinta. Em sua primeira participação, o cabofriense Victor Ribas enfrenta o havaiano Conan Hayes e os paulistas Eric Miakawa e Vitor Faria.
Em seguida, o atual número 3 no ranking do WQS 2003, o carioca Yuri Sodré disputa mais duas vagas para as oitavas-de-final com o campeão do Hang Loose Pro Contest 2001, Fábio Silva (CE), Marco Polo (SC) e Tim Reyes (EUA).
A lista das estrelas que irão estrear no terceiro dia da competição traz ainda os tops da elite mundial do WCT que estão prestigiando a 18ª edição do Hang Loose Pro Contest, como o paraibano Fábio Gouveia, o niteroiense Guilherme Herdy, o pernambucano Paulo Moura, o potiguar Danilo Costa e o próprio Victor Ribas.
O baiano Armando Daltro cancelou sua participação devido ao nascimento do seu filho, e outros dois preferiram não competir nas ondas mais potentes do país. Mas Neco Padaratz estreou com vitória na última bateria desta quarta, com o carioca Pedro Henrique também conquistando classificação para a terceira fase.
Continua depois da publicidade
O grande destaque, porém, foi o alagoano Tânio Barreto, que ampliou os recordes do campeonato para 9,4 o de melhor onda e 15,63 o de maior pontuação.
– Fiquei em último quase na bateria inteira, mas veio aquela onda, rodou um tubaço e com uma outra nota média consegui vencer a bateria. Dei sorte que na minha bateria foi bem na meia hora que tem altas ondas aqui em Noronha, porque aqui é assim, tem uma meia hora especial – contou o surfista
Na terceira fase, ele e o sul-africano Royden Bryson, que classificou-se em segundo lugar na sua bateria também surfando um lindo tubo, irão enfrentar aos cabeças-de-chave Marcelo Nunes (RN) e Otávio Lima (PB) no sexto confronto por duas vagas para as oitavas-de-fina.