O alagoano Tânio Barreto é o campeão do Abrasp Super Trials 2002, a divisão de acesso do circuito brasileiro de surfe profissional. O título foi conquistado neste domingo, dia 22, na Praia Brava, em Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina. Além de Tânio, outros dois surfistas faturaram títulos em Itajaí: Neco Padaratz sagrou-se campeão catarinense, e o gaúcho Daison Pereira foi o vencedor da Taça Governador/Index Krown Pro, a sétima e última etapa da divisão de acesso.
Continua depois da publicidade
Disputada durante a semana em Balneário Camboriú, a competição teve de ser transferida para Itajaí neste domingo por causa da falta de ondas na Praia Central. As finais ocorreram em ondas de meio metro de altura, num domingo de frio e chuva fina em todo o litoral catarinense.
A bateria final da Taça Governador/Index Krown Pro foi disputada entre Daison Pereira, Jano Belo (PB), Tânio Barreto e Duda Carneiro (CE), listados de acordo com a classificação final. Em uma das ondas, Tânio e Duda chocaram-se e acabaram punidos pelos juízes com o descarte de uma das duas notas a que tinham direito inicialmente.
– Estou muito feliz porque tenho apenas 23 anos e já sou campeão brasileiro do Super Surf e do Super Trials em dois anos seguidos. Mas não concordei com a marcação dos juízes. A onda definiu para a esquerda, e o Duda veio por baixo numa direita que nem existia – disse Tânio Barreto, campeão do Super Surf 2001 (a divisão de elite do circuito brasileiro).
A punição deixou a disputa apenas entre Jano e Daison, que venceu por pequena diferença de pontos. Jano, por sua vez, comemorou o fato de ter sido o recordista de pontos (17 de 20 possíveis) e nota (9,17) da etapa e, sobretudo, por ter saltado da 46ª para a 14ª posição no ranking, o que o deixou entre os 26 primeiros colocados que garantem vaga no Super Surf 2003.
Continua depois da publicidade
– Estava buscando uma final neste meu primeiro ano como profissional e estou amarradão por ter conseguido entrar no Super Surf, apesar de ter ficado o ano inteiro sem patrocínio – afirmou o atleta, de 20 anos.
Os oito surfistas catarinenses mais bem colocados na Taça Governador/Index Krown Pro disputaram depois o título de campeão catarinense de 2002. Eles foram divididos em duas semifinais, com quatro deles seguindo para a grande final.
Neco Padaratz – que na Taça Governador havia sido eliminado por Duda Carneiro e Fernando Moura (SC) nas oitavas-de-final – sagrou-se campeão e comemorou a conquista de um título inédito para ele.
– Valeu pelo esforço que fiz em vir do Havaí para competir na minha cidade. Nem esperava isso, mas acabei entrando para disputar esta decisão e estou muito feliz por ter conquistado o meu primeiro título de campeão catarinense profissional – contou Neco, depois de derrotar André Zanini (vice-campeão), Luli Pereira (terceiro colocado) e Michel Flores (quarto).
Continua depois da publicidade