A fusão entre a Tam e a companhia aérea chilena Lan, anunciada nesta sexta-feira, em Santiago, dará origem à maior empresa no setor aéreo da América Latina, a Latam Airlines Group. Tam e Lan firmaram um memorando de entendimento “no qual concordam em levar adiante sua intenção de associar suas empresas em uma só entidade matriz”.

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Em comunicado conjunto, divulgado em Santiago e em São Paulo, as duas companhias informam ter concluído um acordo de associação; a fusão será realizada após as “aprovações internas e dos acionistas, e também da parte das autoridades regulatórias” dos dois países.

Se a fusão for confirmada, o novo grupo criado servirá a mais de 115 destinos em 23 países, com uma frota de 220 aviões e 40.000 empregados, incluindo suas filiais.

– Hoje é um grande dia para a Lan, nossos clientes, colaboradores e acionistas. Juntos, nós tornamos a Lan uma líder na América Latina. Com essa união, a partir de dois líderes regionais, criamos um líder mundial que trará orgulho aos latino-americanos – afirmou por meio de nota Enrique Cueto, CEO da Lan Airlines.

Se o acordo for aprovado, a Tam sairá da Bolsa de Valores de São Paulo, e a nova Latam Airlines passará a ter Brazilian Depositary Receipts (BDR) negociados na BM&FBovespa e na Bolsa de Valores do Chile, e American Depositary Receipts (ADR) na Bolsa de Nova York, informou o grupo brasileiro.

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A fusão, que permitirá uma economia de até 400 milhões de dólares anuais em gastos de funcionamento, consiste em “combinar as companhias de forma a incorporar a Tam a uma holding comum que a integre às operações da Lan existentes atualmente, e na qual os acionistas da Tam passem a fazer parte da propriedade acionária da Lan”.

– Juntas, LAN e TAM oferecerão novos destinos para onde nenhuma das companhias poderia voar individualmente. Isto nos posicionará para competir com as companhias aéreas estrangeiras que continuam aumentando suas participações na região – disse o CEO da Tam, Marco Bologna, também por meio do comunicado.

As duas companhias, com uma cifra de negócios em 2009 de 8 bilhões de dólares (6,2 bilhões de euros), informaram que querem criar um novo grupo latino-americano de transporte aéreo para oferecer a passageiros e clientes novos serviços na região, e entre a América Latina e o restante do mundo.

Tam e Lan formarão um mesmo grupo, mas continuarão a operar enquanto companhias aéreas distintas, cada uma com sua marca, mantendo suas sedes respectivas em São Paulo e Santiago. Mais de 45 milhões de passageiros e 832.000 toneladas de carga foram transportados pelas duas companhias aéreas em 2009, quando a Lan Chile registrou lucro de 3,66 bilhões de dólares, e a Tam, de 4,89 bilhões.

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