Uma pesquisa realizada pela consultoria de aviação civil Jadec listou as 60 companhias aéreas mais seguras para viajar no mundo. No ranking, Tam e Gol apareceram na 59ª e 57ª posição, respectivamente.

Continua depois da publicidade

O estudo leva em consideração os acidentes ocorridos desde 1983, a quilometragem já voada, os passageiros que viajaram com a companhia e o número de mortes registradas. A partir desses dados, é estipulado um índice onde zero representa segurança máxima, marca não atingida por nenhuma das 60 empresas analisadas.

A TAM, segunda pior do ranking, obteve uma pontuação de 1,077, tendo sido registrados seis acidentes e 336 mortes em 30 anos. No caso da Gol, a consultoria leva em conta o acidente ocorrido em 2006, que resultou na morte de 154 pessoas. A companhia ficou com 0,790 pontos.

As duas empresas brasileiras ficaram longe das primeiras colocadas da lista, consideradas as mais seguras do mundo. A Finnair, da Finlândia, obteve uma nota de 0,005 e é a primeira colocada. A companhia é seguida pela Air New Zealand, da Nova Zelândia (0,007), Cathay Pacific, de Hong Kong, (0,007), e a Emirates, dos Emirados Árabes (0,008).

Clique aqui e confira o ranking na íntegra.

Continua depois da publicidade