Mesmo com a compra da Webjet, a Gol pode não conseguir bater a TAM na liderança do mercado doméstico brasileiro. De acordo com os últimos dados divulgados pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), a TAM detinha 44,43% do mercado interno de aviação em maio, enquanto Gol/Varig tinha 35,39%. A participação de mercado da Webjet, cuja compra foi anunciada pela Gol nesta sexta-feira, era de apenas 5,16% em maio.

Continua depois da publicidade

Entre as companhias menores, a Azul detinha em maio 8,07% do mercado doméstico, a Trip, 3,05%, e a Avianca, 2,94%. As outras empresas tinham menos de 1% de participação.

No mercado internacional, a TAM detinha em maio 89,62%, enquanto a Gol tinha participação de 9,20%.

No acumulado do ano, a briga é mais acirrada. Gol/Varig detinha 37,53% de participação, enquanto a TAM tinha 42,85%. Também no acumulado de 2011, a participação da Webjet chegava a 5,40%.

Em fevereiro, a Gol ultrapassou a TAM pela primeira vez na liderança do mercado doméstico brasileiro, com 39,77% de participação de mercado em fevereiro, contra 39,59% da TAM. Em nota divulgada à época, o presidente da companhia, Constantino de Oliveira Junior, atribuía o crescimento da companhia à “estabilidade da economia brasileira” e ao “fortalecimento da nova classe média brasileira, que já representa cerca de 47% dos clientes da companhia”.

Continua depois da publicidade

– Essa realização nos mostra que estamos no caminho certo e que nosso modelo de negócios é o mais adequado à realidade do Brasil. Fomos a primeira companhia aérea a popularizar o transporte aéreo no país em larga escala e mantemos o compromisso de oferecer tarifas competitivas com o objetivo de estimular a demanda – destacou Constantino na época.