As cortinas estão fechadas e o teatro no escuro. Em cima do palco, cadeiras e instrumentos estão posicionados para mais um grande show. A próxima apresentação é inédita e você verá nas noites da NSC TV. Contemplará a união perfeita da genialidade de 12 cantoras e compositoras com a delicadeza dos músicos da Camerata Florianópolis. É o primeiro “Som SC” edição especial “Elas”. Ao todo, são dois episódios, que serão exibidos aos sábados logo após o Altas Horas.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
As 12 artistas se encontram no palco do Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis, para exaltar a força das canções autorais. Uma união de gerações e estilos que se complementam em músicas que vão do pop ao samba.
– A NSC acreditou neste lindo projeto e abriu em sua grade de programação um precioso espaço para fazer reverberar a música de qualidade produzida em nosso Estado – pontua Jeferson Della Rocca, maestro da Camerata.
Em cada episódio serão apresentadas 6 cantoras e compositoras. No primeiro Som SC – Especial Elas sobem ao palco: Joana Castanheira, Vitória Pedra, Fernanda Rosa, Dandara Manoela, Tatiana Cobbett e Natacha Kamila. Vozes que exaltam a força das canções autorais.
Continua depois da publicidade
Instituto Guga Kuerten premia projetos de transformação social
– Eu realmente sou uma grande fomentadora desse lugar autoral, mas isso não tem nada a ver com vaidade pessoal ou com o umbigo. Eu vejo nesse lugar muito pelo contrário, eu acho que é nesse genuíno, nessa autoralidade a construção e a preservação – explica Tatiana Cobbett, compositora e intérprete da música “Ultimar”.
Arele Vachtchuk cantou “Acorda Amor”, que fala sobre a simplicidade da vida. A música tem significado ainda mais especial para ela, porque marcou a participação da artista no Festival da Canção de Balneário Camboriú e foi trilha do parto da filha, que se chama Elis.
– Ser escolhida para tocar uma música minha, mesmo que seja em parceria, é uma coisa que eu não imaginava que iria acontecer. É um sonho. Tem muita gente que já é músico e não teve a experiência de cantar uma música com uma orquestra – diz Arele.
Veja as cantoras que se apresentarão neste sábado, dia 12
Continua depois da publicidade
A cantora integra o elenco do segundo episódio que será exibido no dia 19. Nesse programa também estarão no palco as artistas Kia Sajo, Denise de Castro, Silvia Abelin, Cláudia Passos e Ana Paula da Silva. O “Som SC – Especial Elas” é apresentado pela Laine Valgas, que comanda um bate-papo com cada convidada.
Concertos Candlelight, com espetáculos à luz de velas, desembarcam em Florianópolis
As canções possuem arranjos exclusivos de Luiz Gustavo Zago e regência do maestro Jeferson Della Rocca. O concerto conta com a participação de convidados como Pedro Loch (violão/guitarra), Rafael Calegari (contrabaixo), Rodrigo Paiva (bateria), Alexandre Damaria (percussão) e Luiz Gustavo Zago (piano).
– A parceria entre a NSC e a Camerata é histórica. Ao longo dos anos, construímos uma relação que se fortalece cada vez mais, com projetos como este, que dão visibilidade à música autoral. Esta nova janela na TV é uma oportunidade de ampliar a valorização do que é produzido no Estado – diz Romí de Liz, head de Programação da NSC.
O Som SC é a ampliação do regionalismo catarinense e busca fomentar a cultura autoral. O programa de estreia é uma parceria entre NSC TV e a Camerata Florianópolis. Os dois episódios abrem espaço para futuros projetos com produtores locais.
Continua depois da publicidade
Veja as cantoras que se apresentarão no dia 19
A produção do “Som SC – Especial Elas” é de Elaine Simiano e Ligia Gastaldi. As imagens são de Mateus Castro e Josué Betim com apoio técnico de Domitial Santos da Silva, Rodrigo Lima e Rodrigo Antônio. A direção de imagens é de Felipe Amorim. As artes são de Fernando Carmo e Andreza Guerner. A edição e finalização é de Deyvid Rabello e a coordenação-geral é de Elaine Simiano.
“Elas são a representação do poder e da sabedoria feminina”
O “Som SC – Especial Elas” foi um grande desafio para toda a equipe que se envolveu de alguma maneira no projeto. Mas desde as primeiras conversas com o pessoal da Camerata Florianópolis, os olhos de todos brilharam. A ideia de mostrar aos catarinenses a força da música autoral pareceu ser espetacular. E o que era expectativa se concretizou num encontro de lindas vozes no palco do CIC.
Pensar e escrever os roteiros dos dois episódios não dá pra dizer que foi trabalho. De maneira alguma. Foi uma grande satisfação. Entre as boas coisas da vida, a música, sem dúvida, é uma delas. Então escutar todas as canções mil vezes e refletir sobre elas nos tomou um baita tempo. Mas também nos abriu um mundo de possibilidades e inquietações. Um mundo que, acima de tudo, precisa de apoio e atenção.
Continua depois da publicidade
Vencedor do Prêmio Jabuti conta histórias dentro de fábrica de chocolates, em Pomerode
Analisar os elementos usados para compor cada canção foi como mergulhar, com cada uma das artistas, nas lembranças de infância, nos gostos musicais, refletir sobre questões ambientais e também sobre complexidade dos sentimentos. Uma mistura que fica ainda mais interessante pela autoralidade dos trabalhos. Pelas mensagens que cada uma quer passar para o público.
Essas 12 cantoras e compositoras são a representação do poder e da sabedoria feminina. Reafirmam e ocupam o lugar que sempre foi das mulheres, a busca constante pelo protagonismo. E é com muita alegria que toda a equipe mostra essa força pra SC. O “Som SC – Especial Elas”, sem dúvida, é um divisor de águas para a NSC TV. É o início de uma longa caminhada que está apenas no início.
(Artigo de opinião Elaine Simiano, coordenadora-geral do “Som SC – Especial Elas”)
Serviço:
Os dois episódios do “Som SC – Especial Elas” serão exibidos nos dias 12 e 19 de agosto logo após o “Altas Horas”. O programa também estará disponível em globoplay.com.br/nsctv.
Leia também:
ABC do Mion tem prêmio de R$ 20 mil: saiba como participar
Marvel anuncia sequência de quadrinhos do Homem-Aranha em futuro alternativo
Ele largou tudo em SC para conhecer a costa brasileira remando e conta aventura em livro